As crianças e jovens do Projeto Guri, Pólo do Quilombo da Fazenda da Caixa, fizeram sua primeira apresentação para centenas de pessoas durante a Festa de Reinauguração da Casa da Farinha. Na ocasião, a comunidade também festejava a chegada da luz ao bairro. Sob o comando dos professores Samuel Guilherme Dutra e Evaldo Cavalcanti, os pequenos músicos apresentaram um repertório variado, misturando pop rock, músicas africanas e folclóricas, de domínio popular.
A apresentação foi resultado de seis meses de trabalho com as crianças, nos cursos de Oficina de Tambores e de Violão. Na avaliação do professor Samuel Dutra, a apresentação foi ótima e proporcionou confiança aos alunos. “Eu considero essa primeira apresentação como um reconhecimento pelo esforço e a determinação dessas crianças. Muitos deles passam por dificuldades, têm que andar bastante para chegar até o pólo.”
Um pólo diferente
O Pólo dos Quilombos é um empreendimento novo do Projeto Guri, proposto pela orientadora Bernadete Passos, que procura resgatar e valorizar a cultura das crianças e adolescentes afro-brasileiros. Ubatuba foi a primeira cidade a receber essa modalidade, em dois pólos, sendo um no Quilombo da Fazenda da Caixa e outro no Quilombo do Camburi.
Além das aulas de violão, a Oficina de Tambores traz a arte e o ritmo dos ancestrais africanos, com instrumentos como surdos, caxixis, tambores, berimbaus e muitos outros, que resultam numa batucada contagiante. Dentro desta mesma proposta, existe também a perspectiva de implantar pólos do Projeto Guri em aldeias indígenas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)