Ubatuba foi representada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) por um grupo muito divertido. Com o sugestivo nome “Ubaturma”, o grupo foi formado por meio de um projeto de Teatro e Animação de Bonecos, liderado pelo comunicólogo Jorge Lee. Eles se apresentaram logo após a “Ciranda de Autores”, um debate sobre teatro com o escritor e diretor infanto-juvenil Ilo Krugli.
No palco, Jorge Lee, Nelson de Souza e Guilherme Sant’Anna de Souza, de apenas 10 anos, emocionaram crianças e adultos com as “Aventuras de Jimmi, o boneco”, utilizando uma técnica adaptada do Bunrako Japonês. A apresentação foi realizada na Flipinha, uma versão infantil da Festa. Outra casa que recebeu o projeto Ubaturma durante a Flip foi o espaço cultural “O CAFÉ”, por intermédio da artesã Adelaide Quaglio. Num ambiente descontraído e repleto de boa arte, o boneco Jimmi conquistou corações, fazendo amiguinhos e amigões.
O trabalho de Jorge
O trabalho de Jorge Lee em Ubatuba não se resume à animação de bonecos, dizem as diretoras das escolas Tancredo Neves e Objetivo, Rose Barbosa Marangoni e Solange Baldassim. “O universo teatral criado por Jorge Lee para envolver os estudantes é instigante e motivador. Não se trata só de um curso de iniciação às artes cênicas, mas de um processo de conscientização individual sobre potencialidades, talentos e cidadania”, completa.
A diretora Rose Marangoni afirma que Jorge trabalha na cidade há cinco anos. “Jorge Lee vem se dedicando a criar e dirigir projetos culturais e artísticos em Ubatuba para melhorar a vida da nossa gente. Por isso, as escolas onde ele atua prestam esta singela homenagem e agradecem por ele representar nossa querida cidade em eventos de abrangência internacional como a Festa Literária Internacional de Paraty.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU - Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves e Colégio Objetivo)