Teve início nesta segunda-feira, 16, a “XIII Semana da Educação de Ubatuba: o lugar em que vivemos, suas memórias, sua arte e cultura”, um ciclo de palestras e cursos voltados para profissionais da educação no município, envolvidos com o Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura do evento aconteceu no Salão da Igreja São Francisco e contou com uma bela festa animada ao som do Grupo Canoá, que apresentou um repertório especial, com músicas do cancioneiro popular.
O secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, compareceu à abertura da Semana da Educação e falou sobre a importância da preservação da cultura caiçara e da realização de um evento como este: “a Semana da Educação é um espaço privilegiado, onde os professores se voltam para um mesmo objetivo. A cultura caiçara merece estar no lugar mais alto do pódio; é lamentável ver o esvaecimento dos valores, por isso, como educadores devemos perpetuar as memórias e a cultura tradicionais”, disse o secretário, lembrando que a atual administração não está preocupada apenas com quatro anos, mas com mudanças para a vida toda.
“Agradeço o apoio incondicional do prefeito Eduardo Cesar, da Fundart, da Unitau e do Frei Aldo, que nos cedeu este espaço. Que todos possamos absorver o máximo possível do que este evento vai nos oferecer”, concluiu Arnaldo.
O secretário municipal de Administração, Silvio Bonfliglioli, também prestigiou o evento, representando o prefeito Eduardo Cesar, que estava em viagem a trabalho. Ainda para lembrar a cultura caiçara, foi servido o tradicional “azul marinho”, prato típico elaborado à base de peixe com banana verde.
Confira a programação da XIII Semana da Educação de Ubatuba:
17/07 - terça-feira:
8h às 12h – Oficina – Ciências Naturais, com a Profª Maria Luisa Ferraz, a Profª Dra Maria de Jesus Robin e Patrícia Maciel
14h às 17h – Seminário com Profª Dra Maria de Jesus Robin, professor Marcos Roberto e professor Edson Chagas
19h às 22h – Oficina de Comunicação com a Profª Ms Maria Aparecida Marcondes Bussolotti
18/07 - quarta-feira:
8h às 12h – Oficina – História e Memória com Prof. Euclides Vigneron
8h às 17h – Visita ao Camburi com professor Marcos Roberto (Marquinhos)
19h às 22h – Oficina de Comunicação
19/07 - quinta-feira:
8h às 12h – Oficina – Arte e Cultura, com Sidney Martins
8h às 17 – Visita à Ilha Anchieta com professor Marcos Roberto (Marquinhos)
8h às 17h – Roteiro Centro-Histórico com professor Edson Chagas
19h às 22h – Oficina de Comunicação
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)