Casa do brinquedo/ Foto Adriane Ciluzzo
Três brinquedistas da Casa do Brinquedo da Prefeitura de Ubatuba participarão nos dias 11 e 12 de julho do seminário internacional »Os Caminhos da Infância: Situação Atual e Perspectivas», que será realizado em São Paulo, com organização da ONG “Aliança pela Infância”. Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo e as brinquedistas Wanessa Carla Coelho e Iza Márcia Fonseca Guimarães divulgarão os trabalhos da Casa por meio de banners que serão exibidos no intervalo das palestras.
De acordo com a coordenadora, o convite para participar do Seminário partiu do próprio comitê organizador. »O comitê analisou os projetos enviados durante as inscrições e o nosso, da Casa dos Brinquedos, foi avaliado como um programa de sucesso e por isso divulgaremos nosso trabalho por meio de banners neste seminário internacional», explicou Renata.
A participação de Ubatuba
A apresentação de Ubatuba será no painel »Espaços de Brincar», onde serão discutidos os tempos e espaços do brincar, entendido como canal expressivo e sensível da criança. Participarão deste painel Lydia Hortélio, musicista e pesquisadora do Ensino de Música da Cultura Brasileira e Cultura da Criança; Luiza Lameirão, pedagoga pela USP, professora e coordenadora do Centro de Formação de Professores Waldorf e Marilena Flores, diretora do Instituto Promove e da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar.
»A participação em eventos como esse ampliam a nossa visão com relação à infância», finaliza Renata Martins.
Objetivos
O principal intuito deste encontro é promover, entre os mais diversos agentes que atuam junto ao público infantil – educadores, cuidadores, arte-educadores, produtores culturais, gestores, médicos e pais, entre outros - a discussão sobre os problemas existentes na área da infância visando criar uma cultura de respeito aos direitos da criança. Palestrantes e especialistas, nacionais e estrangeiros, analisarão questões atuais e perspectivas futuras relacionadas à infância, destacando-se a defesa de direitos, vulnerabilidade, violência e cultura de paz, linguagens infantis, espaços formais e não formais, culturas infantis, educação, artes, família e saúde integral.
O que é a Aliança pela Infância?
Fundada em 1997, na Inglaterra e Estados Unidos, e em 2001 no Brasil, o movimento mundial está presente hoje em mais de 20 países e constitui um novo modelo de cooperação internacional. Em torno da preocupação com a situação da infância, unem-se organizações, instituições e indivíduos: formadores de opinião, pais, educadores, terapeutas, médicos, ambientalistas e nutricionistas, entre outros. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Pais e filhos na casa do brinquedo/ Foto Adriane Ciluzzo