O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e a vereadora Luciana Machado, estiveram em São Paulo na semana passada, para uma reunião com o gerente executivo do projeto Município Verde, José Walter Figueiredo, quando oficializariam a inclusão de Ubatuba no projeto. Como não foi possível a assinatura do projeto naquele momento, foi marcada uma nova data, dia 3 de julho, para que então seja firmado este compromisso. Na ocasião, estarão presentes, além do prefeito Eduardo Cesar, a vereadora Luciana Machado, representando o Poder Legislativo; um representante da sociedade civil e a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, “todo o esforço necessário será feito, para que Ubatuba sirva de exemplo para outras cidades no que diz respeito ao meio ambiente”. A vereadora complementa: “o projeto Município Verde vem para nos estimular ainda mais na luta pelo desenvolvimento sustentável em nosso município”
Município Verde
O Projeto Município Verde é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos desenvolvidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. É um sistema de certificação ambiental, que avalia as iniciativas da gestão municipal na área de meio ambiente. Os objetivos são:
estimular os municípios a participar da política ambiental, com adesão a um
protocolo de conduta ambiental e certificar os municípios ambientalmente corretos, dando prioridade no acesso aos recursos públicos.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, considera que a busca pelo selo do município verde é muito importante, pois, para conquistá-lo, existem pré-requisitos que favorecem a preservação do meio ambiente. O fato do prefeito como administrador se interessar pela conquista deste selo significa que Ubatuba contará com a implementação de uma política municipal de meio ambiente e contempla a formação de um Conselho Municipal de Meio Ambiente, que buscará soluções para os problemas ambientais no município.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)