Dança da Fita na Festa da Mandioca/Foto: Adriane Ciluzzo
A Prefeitura de Ubatuba montou uma programação especial para as férias de julho. Durante todo o mês o visitante poderá encontrar na cidade atrações culturais, esportivas e festas tradicionais. Abrindo a temporada teve início nesta quarta-feira, 27, a 84ª Festa de São Pedro Pescador, que este ano está montada na avenida Iperoig e se estende até o dia 1º de julho. Durante os cinco dias da festa, serão doze atrações musicais, de diferentes estilos, muita gastronomia, como a tainha assada na brasa, além de competições tipicamente caiçaras, como a corrida de canoas e manifestações religiosas, como a Procissão de Barcos e a Benção de Anzóis. No sábado, dia 30, será comemorado o X Filhos da Ilha, com a apresentação de música instrumental da Banda Lira Padre Anchieta, cerimônia religiosa, confraternização dos “Filhos da Ilha” e a apresentação da peça teatral “A Rebelião”.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, as atrações promovidas pela Prefeitura movimentarão a cidade durante todo o mês de julho. “Elaboramos uma programação diversificada para o nosso turista e também para os atletas que estarão na cidade durante os jogos. A cidade estará muito movimentada com diversas atrações e esperamos que quem nos visita pela primeira vez possa aproveitar bastante e retornar outras vezes”, disse o prefeito.
Em julho
Além dos dias em que será comemorado o »X Filhos da Ilha», durante todo o mês de julho a Ilha Anchieta vai oferecer o roteiro de caminhadas ecológicas e histórico-culturais de quinta a domingo.
De 3 a 14 de julho Ubatuba sedia os 51º Jogos Regionais, o maior evento esportivo da região que reunirá cerca de sete mil atletas representando 41 municípios. Na seqüência, de 4 a 15, as noites serão animadas por shows musicais na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade. No dia 4 quem se apresenta é a Banda Criativa, no dia 5, Versão Brasileira. A banda DJaga faz a festa no dia 6. No final de semana, 7 e 8, Antidanos e Ramam. Na segunda-feira, 9, se apresentará a banda Blackout e no dia 10 Ápice Local. A EXCB faz o show no dia 11 e a banda Pracaniz encerra as apresentações na noite do dia 12.
Festa do Divino (de 13 a 22 de julho), Festa da Mandioca (8 a 10), Festival de Inverno da Maranduba (todos os finais de semana do mês), e a Festa do Camarão na praia da Almada (de 25 a 29) também integram o circuito histórico cultural programado para o mês de julho. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Dança da Fita na Festa da Mandioca/Foto: Adriane Ciluzzo