O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, reuniu seu secretariado na última sexta-feira, 22, para apresentar o Programa »Objetivos de Desenvolvimento do Milênio», estabelecido pela ONU - Organização das Nações Unidas -, e que será, a partir de agora, desenvolvido em Ubatuba. O programa foi instituído durante a cúpula do Milênio realizado em Nova York, em setembro de 2000. Nesta reunião os 192 países-membros - inclusive o Brasil - assinaram a Declaração do Milênio que oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.
Embora apontem prioritariamente para o combate à pobreza e à fome, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estão associados à implantação de políticas públicas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade entre homens e mulheres e proteção do meio ambiente. »As metas do milênio propostas pela Onu para garantir o desenvolvimento sustentável das pessoas e dos meios em que elas vivem, são, a partir de agora, os desafios do nosso governo em Ubatuba», declarou o prefeito durante a reunião com sua equipe. »Este programa é uma agenda do planeta, do Brasil, de cada um de nós, para que tenhamos um mundo melhor e mais justo para todos», prosseguiu o prefeito.
Projeto Piloto
O programa dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio será implantando, inicialmente, no bairro Ipiranguinha, como projeto piloto. »O Ipiranguinha é uma cidade dentro da nossa cidade e lá, nós encontramos uma amostra de todos os problemas que o município ainda enfrenta», comenta o prefeito Eduardo Cesar explicando a escolha do bairro. Após o desenvolvimento das ações neste bairro, a prefeitura pretende expandir o programa para todo o município.
Segundo o prefeito, os dois primeiros anos de seu governo foram focados em resolver graves problemas que a cidade enfrentava há muitos anos, como o inchaço populacional, o caos na saúde, o abandono do corredor turístico e das praças da cidade, entre outros. »Agora, com a casa arrumada, vamos junto com a sociedade, através da iniciativa privada, ongs, associações de bairros, implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e humano da nossa comunidade», afirma o prefeito. Uma extensa agenda de reuniões e levantamento de dados terá início já nesta semana prevendo a implantação do programa no bairro Ipiranguinha.
Conheça abaixo os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1º - Erradicação da pobreza e da fome
2º - Ensino Fundamental universal
3º - Mulher – capacitação e igualdade
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combate à Aids, malária e outras doenças
7º - Assegurar a sustentabilidade ambiental
8º - Promover parcerias para o desenvolvimento
do programa
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)