A cidade de Ubatuba foi convidada para participar do I Encontro de Saúde e Beleza, promovido pela Câmara Municipal de Paraty, no último dia 11. O objetivo do evento foi levar orientações a profissionais, consumidores e autoridades na área da saúde quanto à importância da Vigilância Sanitária em relação aos salões de beleza. O motivo do convite foi o programa de regularização dos estabelecimentos de beleza desenvolvido em Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária Municipal.
A cidade foi representada pelo superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, que fez uma palestra explicando os métodos utilizados para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos salões aos consumidores. Em Ubatuba, durante o ano passado, foi realizado um cadastro da maior parte dos salões de beleza da cidade. Na ocasião, os agentes da Vigilância Sanitária fizeram visitas aos salões, orientando sobre a importância da higiene para a manutenção da saúde dos clientes e apresentaram as ações necessárias para a regularização dos estabelecimentos.
Curso obrigatório
Para que os salões pudessem ser regularizados, também foi realizado um curso obrigatório de desinfecção e esterilização, para eliminar contaminações secas e úmidas. Foram ensinadas técnicas de desinfecção com produtos químicos e de esterilização de instrumentais por meio de estufas.
Neilton Nogueira afirma que, quando o cadastro começou a ser realizado, a maioria dos salões não existia oficialmente. “Hoje, a maior parte dos salões estão regularizados, com licença. O nosso objetivo é melhorar qualidade dos serviços e assegurar a saúde dos clientes, prevenindo a transmissão de doenças como hepatite, que é um vírus resistente e altamente contagioso e até mesmo da Aids. Se não houver uma desinfecção correta, o risco é grande.”
Resultados
Todo o programa de regularização dos salões foi desenvolvido pela equipe de Vigilância Sanitária de Ubatuba. O curso foi preparado e ministrado pela enfermeira Eliana Arantes. A Câmara Municipal de Paraty encaminhará os resultados do encontro à Vigilância Sanitária, ressaltando a necessidade de desenvolver ações parecidas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)