A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca fazem um alerta aos empresários e consumidores para que não consumam moluscos produzidos no estado do Rio de Janeiro. As áreas de cultivo de vieiras, mexilhões e ostras desta região estão fechadas para a colheita, devido à suspeita de contaminação por microorganismos marinhos do tipo Vibrio sp.
O fechamento das áreas de cultivo foi determinado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), enquanto órgão coordenador do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB). As medidas de contingenciamento incluem também a proibição do comércio de moluscos coletados nessa região a partir do dia 04 de junho.
As medidas de contingenciamento estão sendo implementadas através de uma cooperação entre os órgãos da esfera federal, estadual e municipal e o setor produtivo (Associação dos Maricultores da Baía de Ilha Grande - AMBIG). Uma investigação paralela está sendo feita numa parceria entre a SEAP e os órgãos competentes nas esferas federal e estadual para averiguar qual organismo ou distúrbio ambiental estão causando alterações anatômicas nos moluscos. Há consenso entre as autoridades e produtores de que além da presença do víbrio e do risco ao consumo, os moluscos estejam debilitados devido a outro fator ainda não identificado.
Apesar da grande maioria dos produtores aderir voluntariamente à proibição da colheita, pode ser que pessoas menos responsáveis não acatem esta orientação, causando prejuízos ao consumidor e à imagem do produto.
Saiba mais
Os “Vibrios” são bactérias patogênicas que ocorrem naturalmente em ambientes marinhos. O aumento da concentração desses microorganismos na água geralmente é indicativo de desequilíbrio ambiental, podendo ocasionar enfermidades nos organismos aquáticos e nos consumidores. Os danos causados pelos microorganismos patogênicos podem ser econômicos, ambientais e de saúde pública. O melhor procedimento para garantir a qualidade do produto é o monitoramento constante da qualidade da água e dos moluscos da região de cultivo ou de extração de moluscos. (Fonte: Seap/Assessoria de Comunicação – PMU)