Ubatuba recebeu na noite desta terça-feira, 5, representantes regionais dos Correios para o lançamento do bloco postal “Conchas Marítimas – Beleza, delicadeza e formas misteriosas”. Ubatuba foi uma das cidades escolhidas para o lançamento, pois uma das conchas que ilustram o selo, a Cochlespira elongata, encontra-se nas praias do município. As outras duas conchas que aparecem no novo bloco postal são a
Charonia variegata e a Chicoreus beauiie.
O cerimonial ocorreu na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com a presença do prefeito Eduardo Cesar; do presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto; dos representantes da regional dos Correios de São Jose dos Campos, Persival Sandrin e Rosania Toledo; representantes da regional de Bauru, Edair Marcelo e Maria Alice Cornetione; do gerente da agência dos Correios de Ubatuba, Paulo César Lopes e da assessora técnica Sonia Mortare, que representou o diretor regional dos Correios (São Paulo – Interior), Vitor Joppert.

As autoridades presentes e o filatelista Raymundo Francisco de Sabóia Ribeiro realizaram a obliteração do novo selo, lançando oficialmente o bloco postal no Brasil. O lançamento ocorreu em Ubatuba e, simultaneamente, em Porto de Pedras (AL), Salvador (BA), Acaraú (CE), Vitória (ES), Tibau (RN) e Rio Grande (RS).
Para o prefeito Eduardo Cesar, “é uma honra ter Ubatuba incluída no rol de cidades que estão lançando este selo. Esta solenidade nos lembra que estas conchas não podem estar apenas em fotos e que nós temos a responsabilidade de estar cada vez mais preocupados com a preservação e com o que vamos deixar para as futuras gerações”, disse o prefeito, que parabenizou os Correios por sua competência e função social.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, lembrou que neste ano a Fundação completa 20 anos e está muito honrada por receber uma empresa de tanta credibilidade como é o caso dos Correios.
Conchas Marítimas
O bloco com três selos apresenta, artisticamente, o habitat natural das conchas: arenoso, com peixes e corais, lodo e pequenas conchas. Na parte arenosa, foram desenvolvidos os três selos, que apresentam a beleza, na sua riqueza de detalhes, de cada espécie objeto da emissão. As técnicas utilizadas foram lápis de cor sobre papel canson e computação gráfica.
A Cochlespira elongata, espécie encontrada nas praias de Ubatuba, tem tamanho médio e varia de 25 a 35 mm, ocorrendo também no Estado do Rio de Janeiro. Esta espécie é considerada rara pelos especialistas, é carnívora e habita ambientes arenosos ou lodosos.
A arte do selo é de Anderson Moreira Lima e quem quiser adquirir pode procurar a agência dos Correios em Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)