O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve presente na noite desta terça-feira, 5, em um importante evento, realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Taubaté (Unitau): o Sarau Caiçara. Este evento dá continuidade ao projeto “Ubatuba, o lugar em que vivemos – suas memórias, sua arte e cultura” e tem como finalidade preservar e valorizar a cultura regional.
O auditório da Unitau ficou lotado e os presentes puderam apreciar a boa música de Luiz Perequê, cantor e compositor de Paraty, que freqüentemente é convidado para participar de encontros em escolas, universidades e instituições diversas para discutir a cultura caiçara.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “é com muita satisfação que vemos mais uma parceria entre a prefeitura e a Unitau, ainda mais quando o tema é o resgate desta cultura pela qual somos tão apaixonados. Desejo que este dia seja uma semente para muitos outros eventos que enalteçam nossa cultura e nossa natureza”, disse o prefeito, lembrando da importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
O secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, também prestigiou o evento: “este é um momento muito feliz e significativo. Mais de 70% dos professores que lecionam em Ubatuba moram aqui há mais de dez anos e é essencial que conheçam e estejam entrelaçados à cultura caiçara. Este evento contribui não só para o nosso crescimento, mas para a recomposição da cultura de Ubatuba, sem deixar que morra nossa identidade”.
Café caiçara
Quem compareceu ao evento, teve a oportunidade de apreciar um autêntico “café caiçara”, feito à base de cana-de-açúcar. O café foi servido acompanhado de várias delícias tipicamente caiçaras, como bolos de banana e fubá, mandioca, batata doce, entre outras. O “Sarau Caiçara” teve apoio da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) e do Silo Cultural José Kleber, de Paraty. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)