Terminou neste Sábado, 19 de Maio, com o apoio da Esquina das Modas Sports, Madeireiro e Secretaria de Esportes de Ubatuba e promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa), o Campeonato Metropolitano 2007, o mais importante torneio interno de Ubatuba no primeiro semestre.
Surpreendendo o favorito Edson Sírio na última rodada, André Rafael faturou o título pela 3ª vez na carreira.
Depois de um mal começo de ano, quando foi eliminado nas fases iniciais de 2 torneios seguidos e chegou a ocupar a 5ª posição do ranking local, André se recuperou, voltou ao pódio na Taça Cidade de Ubatuba, depois ficou em segundo na 1ª etapa do Circuito Capricórnio e agora voltou aos títulos, conquistando o Metropolitano novamente (havia sido campeão em 2003 e 2004).
A 1ª Fase do campeonato classificou os 4 melhores para a Fase Final, que foi disputada no sistema todos-contra-todos. Classificaram-se Edson Sírio, Campeão do Metropolitano em 2006, atual Palheta de Ouro e favorito ao título; André Rafael, Vicente Muratore (a sensação do campeonato) e Ralph Solera.
Na 1ª Rodada, Sírio venceu Muratore (3x0) e André virou uma partida perdida contra Solera, vencendo no final (3x2).
Na 2ª Rodada, Sírio bateu Solera pelo placar mínimo (1x0), enquanto André e Muratore empataram em uma partida sensacional (5x5). Na 3ª e última Rodada da Fase Final, Muratore venceu Solera (3x1) e terminou na 3ª colocação, sendo considerado a "sensação" do campeonato, enquanto André venceu Sírio (3x2), que jogava pelo empate pelo bí-campeonato e estava invicto a 74 partidas na AUFM.
Com a conquista, André encerrou um jejum de 10 meses sem títulos, faturou seu 11° Grand Slam (circuito dos 5 principais torneios de Ubatuba), e assumiu a liderança isolada do ranking municipal, que estava nas mãos de Ralph Solera desde Março.