A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está realizando um projeto de hortas suspensas e hortas comuns em diversas escolas do município. Trabalhando em parceria com os professores e utilizando o princípio da transversalidade no ensino, o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. As hortaliças produzidas nas hortas são inseridas na merenda ou distribuída entre os alunos participantes.
Ao participar da realização de hortas nas escolas, os alunos aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. A reciclagem é aplicada, utilizando materiais como garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados para a montagem das hortas suspensas. A compostagem também é feita com materiais que sobram nas cozinhas, como folhas de hortaliças, cascas de frutas, legumes e ovos.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde incida sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
As aulas e as assistências técnicas dadas às escolas que se interessam pelo projeto são prestadas pelo engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho e pelo gerente de
agricultura, Aparecido Cardoso. Os diretores e professores que tiverem interesse em implantar o projeto em suas escolas podem entrar em contato pelo telefone 3833-3500.
Bons frutos
Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, as “horta-escolas” já estão trazendo bons frutos nas vidas dos estudantes. “Os alunos já estão absorvendo o conhecimento e aplicando-o em suas casas. Isso significa que eles estão optando por consumir alimentos mais saudáveis, fazer economia e preservar a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados. São lições que eles estão aprendendo dentro da escola e fora das salas de aula, aproveitando o conceito da transversalidade no ensino.”
A Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) também está preparando uma horta com a ajuda da Smapa. O plantio já faz parte das atividades dos alunos como terapia educacional. A diretora da Apae, Ruth Nelly, explica que o plantio já faz parte das atividades das crianças, de terapia ocupacional. “Nossa terra estava enfraquecida, não sabíamos como fazer para melhorar os resultados das plantações, então, entramos em contato com o pessoal da Smapa. Os técnicos vieram aqui e nos orientaram sobre tudo o que precisávamos fazer. Agora, estamos preparando a terra, quando chegar a hora do plantio, os técnicos retornarão para acompanhar o trabalho dos alunos.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está realizando um projeto de hortas suspensas e hortas comuns em diversas escolas do município. Trabalhando em parceria com os professores e utilizando o princípio da transversalidade no ensino, o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. As hortaliças produzidas nas hortas são inseridas na merenda ou distribuída entre os alunos participantes.
Ao participar da realização de hortas nas escolas, os alunos aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. A reciclagem é aplicada, utilizando materiais como garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados para a montagem das hortas suspensas. A compostagem também é feita com materiais que sobram nas cozinhas, como folhas de hortaliças, cascas de frutas, legumes e ovos.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde incida sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
As aulas e as assistências técnicas dadas às escolas que se interessam pelo projeto são prestadas pelo engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho e pelo gerente de
agricultura, Aparecido Cardoso. Os diretores e professores que tiverem interesse em implantar o projeto em suas escolas podem entrar em contato pelo telefone 3833-3500.
Bons frutos
Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, as “horta-escolas” já estão trazendo bons frutos nas vidas dos estudantes. “Os alunos já estão absorvendo o conhecimento e aplicando-o em suas casas. Isso significa que eles estão optando por consumir alimentos mais saudáveis, fazer economia e preservar a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados. São lições que eles estão aprendendo dentro da escola e fora das salas de aula, aproveitando o conceito da transversalidade no ensino.”
A Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) também está preparando uma horta com a ajuda da Smapa. O plantio já faz parte das atividades dos alunos como terapia educacional. A diretora da Apae, Ruth Nelly, explica que o plantio já faz parte das atividades das crianças, de terapia ocupacional. “Nossa terra estava enfraquecida, não sabíamos como fazer para melhorar os resultados das plantações, então, entramos em contato com o pessoal da Smapa. Os técnicos vieram aqui e nos orientaram sobre tudo o que precisávamos fazer. Agora, estamos preparando a terra, quando chegar a hora do plantio, os técnicos retornarão para acompanhar o trabalho dos alunos.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)