Estão abertas as inscrições para os artesãos ubatubenses que tenham interesse em conhecer melhor suas tradições, aperfeiçoar as suas técnicas e redescobrir o valor de sua cultura. A segunda edição do curso “O Despertar do Mestre-Artesão”, realizado gratuitamente pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, terá início no dia 11 de junho. Os interessados devem comparecer à Fundação, levando consigo um objeto produzido pessoalmente, até a próxima quarta-feira, 6 de junho. O projeto será realizado em 3 etapas: diagnóstico, oficinas e uma mostra com o resultado das oficinas.
“O Despertar do Mestre-Artesão” é composto por oficinas diversas, discussões e vivências, dependendo das necessidades diagnosticadas pelos participantes e tem como objetivo principal salvar da extinção as técnicas e ofícios das comunidades tradicionais. O projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos que desenvolvem trabalhos de relevante valor patrimonial e cultural nas comunidades em que vivem.
O orgulho de ser caiçara
Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, “O Despertar do Mestre Artesão” envolve os mais diversos elementos culturais das comunidades tradicionais, desde a música, até a culinária, o folclore, as danças e as atividades econômicas. “Nossa intenção é mostrar aos artesãos a riqueza de sua cultura, elevando sua auto-estima. É preciso redescobrir o valor da cultura caiçara, para que este povo não sinta vergonha de suas raízes, não sinta vontade de sair de seu local de origem. A partir disso, conseguimos extrair o que há de melhor em sua essência e isso se refletirá positivamente em seus trabalhos.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)