Após dois meses de trabalho junto com a comunidade do Bairro Rio Escuro, o projeto Guardião das Águas – Educação ambiental para conservação dos recursos hídricos da bacia do rio Escuro/Comprido - apresentou seus resultados finais no último dia 9, em seminário para estudantes e moradores do bairro. Sob responsabilidade da Fundespa - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas e da ASSU-Ubatuba, uma equipe de técnicos desenvolveu atividades no sentido de educar e conscientizar estudantes e população local sobre a importância da conservação do Rio Escuro e Comprido e seus afluentes.
Para complementar esse esforço no sentido de preservar o manguezal, as margens e as águas do Rio Escuro, um dos maiores e mais importantes do Litoral Norte paulista, diversos recursos foram utilizados, tais como: entrevistas, mutirões, oficinas educativas, distribuição de bonés, camisetas e instalação de placa educativa. Do último mutirão, realizado no dia 5 de maio, participaram mais de trinta pessoas, entre moradores e estudantes. Foram coletados cerca de quinze sacos de lixo, em sua maior parte embalagens plásticas. Cerca de 40 moradores responderam questionário sobre o rio, a origem e o tratamento da água utilizada, e que tipo de fossa utilizam em suas casas. Esses dados possibilitaram a reflexão dos participantes e servirão para futuros estudos e ações.
Durante o projeto, a equipe da ASSU- Ubatuba constatou que a comunidade do Rio Escuro é bastante carente em infra-estrutura de saneamento e o lixo não recebe os devidos cuidados por parte dos moradores.
Para Carlos Pio, um dos organizadores das oficinas, apesar dessa realidade, a participação e o envolvimento da comunidade foi surpreendente. »O mais importante foi encontrar tantas crianças, jovens e adultos, da associação de moradores e das escolas, da Associaç ipantes e de umor. ar cada vez melhor. .airro do Rio Escuro
que têm enorme disposição para cuidar das águas do Rio Escuro e fazer de sua comunidade um lugar cada vez melhor. Nós, da ASSU-Ubatuba, acreditamos na gestão compartilhada das águas do Litoral Norte através da organização e da ação comunitária para cuidar das bacias hidrográficas de nossa região”, diz ele.
O projeto Guardião das Águas foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e contou com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, além das escolas: Estadual Prof. Semíramis e da EMEF Carpinetti e da Sociedade Amigos do Bairro Rio Escuro e dos Agentes de Saúde da Família do Saco da Ribeira e Rio Escuro. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)