Ubatuba foi motivo para a matéria de capa da edição de maio da Revista Mergulho, uma das mais conceituadas do país neste segmento. A reportagem, que indica 58 pacotes de fim de semana para mergulho no Sudeste brasileiro, inicia com a interrogação “Caribe? Mediterraneo? Indo-Pacífico? Não, Ubatuba” e compara o município aos mais cobiçados destinos turísticos para a prática do mergulho.
Já no editorial, o diretor de redação da revista, Robert Halfoun, refere-se a Ubatuba como um lugar onde encontra-se “um mar caribenho, com todos os elementos que fazem o mergulho ser uma atividade tão fascinante”. Halfoun ressalta esta época do ano, “entre abril e junho, quando a água clareia, as termoclinas vão embora, o tempo fica firmíssimo – com dias lindos – e melhor: a vida marinha parece brotar debaixo d’água” para lembrar o leitor que para o mergulho esta é a melhor temporada e não apenas os períodos de férias.

Um mar de elogios
A foto que ilustra as duas primeiras páginas da reportagem intitulada “Já pra água”, escrita por Alcides Falague, impressiona pela cor verde e transparente da água do mar de Ubatuba, onde aparecem três mergulhadores.
“A bordo oito pessoas para check-out e outras dez para visitar o fundo marinho das ilhas Rapada e Couves. Em menos de quinze minutos de navegação um grupo de golfinhos se aproxima para dar um show de aquacidade na proa da embarcação. Um pouco mais adiante, a água começa a ganhar uma tonalidade azulada que surpreende devido à proximidade da costa”. Assim começa a reportagem, que segue com os mais variados elogios à Ubatuba, em expressões como “o paraíso é aqui?”, “mar caribenho, onde é possível enxergar nitidamente a areia a 15 metros de profundidade de cima do barco”, “cenas raras”, “show sbmerso” e “visual deslumbrante”. Tudo ilustrado com lindas imagens submarinas do mar de Ubatuba.
Cachoeira, praia e cidade
O repórter da Revista Mergulho cita também em sua matéria as cachoeiras do Prumirim e da Escada e a Praia da Almada: “a praia é pequena e linda. Abriga uma vila caiçara e ótimos restaurantes de frutos do mar em cima da areia. Perfeita para um banho de mar e para assistir ao pôr-do-sol”. Outra praia citada na reportagem é o Camburi, onde há referência à comunidade quilombola que vive naquela região.
Falanghe lembra também de alguns atrativos na região central, como as lojas de artesanato, bares, restaurantes, o Aquário, o Projeto Tamar e algumas delícias gastronômicas. “Enfim, voltar para São Paulo depois de um fim de semana como este chega a dar frio na barriga e a viagem de volta é cheia de questionamentos sobre a vida que levamos na capital”, concluiu o repórter.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “é sempre muito gratificante ver Ubatuba tão elogiada na mídia. A divulgação de nossos atrativos e nossas belezas naturais, que realmente são de deixar qualquer um de queixo caído, nos ajuda a alcançar o turismo qualitativo que tanto almejamos”.
Leia mais sobre a reportagem realizada em Ubatuba na Revista Mergulho de maio, edição número 130. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)