A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará, nesta sexta feira, dia 18, um grande mutirão contra a dengue. Trata-se do maior »Bota-Fora» da história de Ubatuba que envolverá toda a comunidade. Durante um mês, de 18 de maio a 18 de junho, as equipes de combate à dengue percorrerão a maioria dos bairros da cidade, de norte a sul.
Os primeiros bairros a serem visitados, na sexta-feira, dia 18, serão: Praia do Puruba, Sertão do Puruba, Cambucá, Vila Rolim, Vila da Índia e Canto do Ubatumirim. Os agentes farão, na sexta-feira, dia 18, visitas casa a casa, instruindo, tirando dúvidas e estimulando os munícipes a retirarem os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty. E no sábado, além das visitas, uma equipe do Controle de Endemias estará distribuindo panfletos sobre o mutirão e tirando dúvidas da população, durante o evento Prefeitura no Bairro, que acontece na escola municipal José Belarmino Sobrinho. Entre as sessões de cinema do evento, haverá também a exibição de um vídeo explicativo.
Retirar os criadouros
A intenção do bota-fora é fazer com que a população crie o hábito de vistoriar e retirar os criadouros de seus imóveis regularmente. O superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, explica que a prevenção constante é uma premissa para afastar o risco de uma nova epidemia. »Não há outra solução. A eliminação de criadouros deve se tornar um hábito, uma vez que o Aedes se adaptou muito bem ao ambiente urbano. Nas cidades, o inseto tem alimento e condições favoráveis à sua reprodução. Cabe a todos nós dificultar a infestação no município, para poder controlar a doença.»
Fique atento!
Para avisar as comunidades, as rádios da cidade anunciarão o dia do »Bota-Fora» em cada bairro. Além disso, no próprio dia, haverá carros de som andando pelas ruas do bairro e pedindo para que as pessoas coloquem para fora os criadouros, para que os caminhões da prefeitura os recolham. Ao mesmo tempo, os agentes de controle de vetores passarão de casa em casa, instruindo a população sobre as formas de prevenção e tirando possíveis dúvidas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Confira a programação das equipes para a próxima semana
18/05
6ª F |
Praia do Puruba, Sertão do Puruba, Cambucá, Vila Rolim, Vila da Índia e Canto do Ubatumirim |
19/05
SAB |
Praia Do Puruba *
Cambucá, Ubatumirim, Praia do Estaleiro, Praia do Ubatumirim E Sertão do Ubatumirim |
21/05
2ª F |
Almada, Praia da Fazenda, Picinguaba, Fazenda da Caixa e Sertão do Meio |
22/05
3ª F |
Leo, Praia do Felix, Promirim |
23/05
4ª F |
Praia Vermelha do Norte, Praia do Itamambuca |
24/05
5ª F |
Barra Seca, Casanga, Taquaral
|
25/05
6ª F |
Usina Velha, Sumidouro, Pedreira, Perequê-Açu |