Os jovens do Projeto Guri de Ubatuba emocionaram um público de aproximadamente 200 pessoas em sua primeira apresentação nesta quinta-feira, dia 10. O evento aconteceu na Escola Municipal Padre José de Anchieta. No palco, os 82 integrantes do pólo executaram clássicos da música popular, clássica e folclórica, em versões instrumentais e cantadas. No repertório, belas músicas, como: Pela luz dos olhos teus, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Ode à Alegria, de Beethoven, Peixe Vivo, canção do folclore brasileiro e uma homenagem às mães, em que os próprios jovens compuseram a letra.
A assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários da Prefeitura prestigiou a apresentação e afirmou que é emocionante ver a evolução das crianças em tão pouco tempo. »Fiquei encantada com a atuação das crianças. É muito gratificante para a prefeitura apoiar um projeto como esse, que oferece educação musical a crianças que dificilmente teriam essa oportunidade. Nós podemos comprovar que, quando o dom da música é incentivado pelos pais e apoiado por iniciativas como essa, os resultados são maravilhosos».

O Pólo de Ubatuba foi lançado em julho de 2006, em uma parceria da Associação Amigos do Projeto Guri, Prefeitura de Ubatuba e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e conta atualmente com 146 alunos nos cursos Coral, Percussão e Violão. O Pólo funciona as terças e quintas, das 13h30 às 17h30 e está localizado na Rua Hans Staden, 770 – Centro. O telefone de contato do Pólo é (12) 3833-6117.
O Projeto Guri
A Associação Amigos do Projeto Guri, uma Organização Social sem fins lucrativos, promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes.
Atualmente, o Projeto Guri tem 48 mil atendimentos e está presente em 382 pólos, sendo 332 no Estado de São Paulo, um em Maringá, no Paraná, um em Estância Velha, no Rio Grande do Sul e 48 instalados no Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (Fundação CASA - antiga FEBEM).
Há 12 anos, o Projeto Guri surgiu na Secretaria de Estado de Cultura, e em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada em 2004 como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)