A Prefeitura de Ubatuba entregou nessa sexta-feira, 11, o prédio onde funcionará a Unidade do Centro de Educação Infantil, do bairro Perequê-Mirim. Participaram da solenidade o prefeito Eduardo Cesar, o presidente do Instituto Aryran, Francisco Eduardo Pereira Filho, o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, o vereador Romerson de Oliveira, entre outras autoridades.
Para o secretário de Educação, as creches deixaram de ser depositários de crianças. “Hoje as creches são locais de aprendizagem, estimulação e desenvolvimento pedagógico e cognitivo da criança”, disse Arnaldo Alves.
O prefeito Eduardo Cesar declarou que a prefeitura tem enfrentado grandes desafios na área de educação e vem mostrando que tem feito as melhores opções. “Quando assumimos existiam aproximadamente 400 crianças nas creches do município e hoje atendemos a cerca de 800, e segundo estimativas esses números crescerão ainda mais até 2008”. O prefeito lembrou também que a parceria com o Instituto Aryran tem mudado o foco no atendimento às crianças na rede escolar. “Ubatuba está mudando o conceito no atendimento a crianças de 0 a 3 anos. Estamos deixando o caráter assistencialista e inserindo o caráter educacional, onde trabalhamos o desenvolvimento global da criança”, finalizou o prefeito.
Matrículas
As mães estavam ansiosas para matricular seus filhos na nova unidade. “Fiz questão de ser a primeira a chegar. Esse espaço é amplo e ideal para as crianças aprenderem os primeiros passos na vida. Espero conseguir uma vaga aqui”, disse Clarice, mãe de Ana Clara de um ano e oito meses.
As inscrições para a Unidade do CEI Perequê-Mirim poderão ser feitas na Estrada do Palhal, 550. A unidade tem capacidade para atender 60 crianças.

Capacitação
Luciana Sobral, coordenadora pedagógica do Instituto Aryran, informou que os funcionários da unidade receberão treinamento à partir da próxima semana. “A partir de segunda-feira iniciaremos a capacitação para os funcionários do Instituto. Provavelmente iniciaremos o atendimento ao público no início de junho”, declarou a coordenadora.
Homenagem às mães
Na parte da tarde, a Prefeitura de Ubatuba e o Instituto Aryran organizaram uma cerimônia de homenagem às mães, no Paço Municipal. Na ocasião, oito mães receberam simbolicamente a matrícula de seus filhos nas unidades do CEI Ipiranguinha, Terezinha Rossi, Estufa II, Irmã Sofia e Nativa Fernandes.
O prefeito Eduardo Cesar declarou que a maior homenagem que uma mãe poderia receber seria um local onde seus filhos pudessem ser tratados com carinho e dignidade e em seguida deu início a entrega simbólica das vagas. Ivana Santana Bastos, uma das mães contempladas, que já tem um filho no CEI Ipiranguinha, fez questão de agradecer a atenção dada às crianças. “Pude notar o desenvolvimento de meu filho em todas as atitudes. Só tenho uma palavra para resumir tudo: obrigada”, disse Ivana, emocionada. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)