Dando prosseguimento ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura, Pesca e Maricultura, mais uma ação foi realizada, no sentido de implantar a produção orgânica no município. Cerca de 15 pessoas, entre agricultores e técnicos ubatubenses, estiveram presentes na III Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que aconteceu no pavilhão da Bienal, em São Paulo no último dia 4. A comitiva foi organizada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e teve como objetivo agregar conhecimentos sobre a temática e fazer novos e importantes contatos.
Na ocasião, a comitiva ubatubense teve a oportunidade de fazer importantes contatos com representantes do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Agrário e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles conheceram também agricultores orgânicos familiares, suas formas de produção e comercialização. Outro contato importante foi com um grupo interessado em comprar as bananas orgânicas produzidas em Ubatuba, com o intuito de exportação.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar desde que o programa começou a ser colocado em prática, diversos produtores rurais da cidade estão aderindo à produção orgânica. »A nossa política pública está caminhando de forma satisfatória, em um prazo relativamente curto. Com o Programa de Desenvolvimento Sustentável, estamos conseguindo proporcionar aos diversos setores, formas alternativas, respaldo técnico e capacitações diversas que permitem a transformação positiva das atividades, desde a produção até a comercialização.»
A secretária da Smapa, Valéria Gelli afirma que as vantagens da produção orgânica são muitas. »O cultivo orgânico agrega valor aos produtos e o retorno financeiro acaba sendo maior. Além disso, essa forma de produção é compatível com o meio ambiente, uma vez que não contamina o solo, nem os cursos de água com agrotóxicos. Outra vantagem é a preservação da saúde do agricultor e a produção de alimentos mais saudáveis aos consumidores.» (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)