A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, está reformando a “Casa da Farinha”, ponto turístico situado no Sertão da Fazenda e que remonta os tempos coloniais. A reforma está abrangendo principalmente o telhado da “Casa da Farinha”, que estava interditado pela Defesa Civil devido ao risco iminente de desabamento.
O prefeito Eduardo Cesar esteve, na última quinta-feira, 3, visitando as obras da reforma, com alguns secretários municipais e comunidade local. “Fiquei muito satisfeito ao ver que depois de tantos anos este patrimônio está sendo resgatado”, disse o prefeito, que pretende realizar a inauguração da nova “Casa da Farinha” durante o período noturno, para apresentar também a nova iluminação que está sendo feita no local.
De acordo com o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, há a intenção de capacitar os moradores dos arredores da “Casa da Farinha” para receber os turistas. “Queremos fazer com que a este ponto turístico se torne mais um benefício para a comunidade local”, disse Junior.
Luz na Fazenda
O prefeito Eduardo Cesar esteve também na casa de um morador do Sertão da Fazenda para conhecer como estava sendo a nova vida da comunidade, depois da chegada da luz naquela região. “Estou muito feliz pelo fato de a luz ter chegado aqui durante a minha gestão à frente do Executivo, pois esta foi uma conquista que exigiu muita batalha por parte da comunidade”, disse o prefeito, que conversou também sobre a “Festa da Luz”, que deve acontecer no bairro, numa parceria entre a prefeitura e a Elektro.
História
A “Casa da Farinha” localiza-se no Sertão da Fazenda, na região norte de Ubatuba, próximo ao km 12 da Rodovia Rio - Santos e faz parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século XVIII. Abandonada a usina, aproveitou-se a roda d água para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha construída na década de 50. Atualmente a Casa de Farinha é utilizada pelos produtores locais da mandioca e também apreciada como objeto histórico. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)