O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido com produtores do Sertão do Ubatumirim, nesta quinta-feira, 3. A reunião foi uma confraternização entre o prefeito, alguns secretários municipais e os agricultores, que comemoravam a introdução da banana produzida por eles na merenda da rede pública de ensino em Ubatuba. “A merenda, depois que foi terceirizada, passou a ter mais qualidade e facilitou a aquisição de alimentos diretamente dos produtores locais”, disse o prefeito.
Cerca de 12 produtores do Sertão do Ubatumirim distribuem semanalmente 17 mil bananas para a rede escolar. O prefeito também levou à comunidade a notícia de que a empresa que fornece as merendas também passará a comprar mandioca dos produtores locais. De acordo com o produtor Vanildo Néri Barbosa, “a prefeitura nunca havia comprado nada produzido por nós até esta administração. Nosso produto é de grande qualidade, sem agrotóxico e o que é melhor: agora estamos vendendo para alimentar nossas crianças.”
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, essa é mais uma grande conquista para os produtores rurais de Ubatuba. »Nós estamos batalhando para proporcionar aos diversos setores produtivos do município, alternativas de escoamento de produção. Certamente, a inserção de alimentos produzidos aqui na alimentação dos estudantes é benéfica para todos. As crianças consomem produtos mais frescos e saudáveis e os agricultores contam com uma importante forma de comercializar seus produtos.»
O secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, elogiou a iniciativa: “hoje vemos dentro da comunidade o efeito positivo que a terceirização da merenda trouxe para todo o município”. Já o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, salientou a união dos produtores: “os produtores estão mais organizados e unidos. Este é o caminho para a possível formação de uma cooperativa para aumentar o número de produtos vendidos e, conseqüentemente, aumentando a qualidade da merenda e ajudando o produtor local”. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)