Os números da dengue estão baixando na cidade, mas a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, continua trabalhando para combater o mosquito transmissor da doença no município. Com o objetivo de diminuir cada vez mais as ocorrências, diversas ações foram realizadas durante a última semana, de 16 a 25 de abril, atingindo um total de 182 imóveis trabalhados. Destes, foram retirados 131 criadouros. Também foi aplicado veneno contra larvas em 83 locais.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, explica que, apesar da queda nos números, a continuidade da prevenção é fundamental. »Não podemos deixar de tomar o cuidado de retirar criadouros de nossas casas. Esta atitude deve ser constante, tornar-se um hábito, para afastarmos os riscos de novas epidemias.»
As ações
Os agentes de controle de endemias atenderam dezenas de denúncias em diversos bairros da cidade. Também foram realizadas nebulizações em prédios públicos, como escolas, delegacia e prédios abandonados. Atendendo a uma solicitação da comunidade, o fumacê foi realizado durante esta semana nas ruas do Centro da Cidade.
Dez bairros foram alvos de arrastões, numa parceria entre a prefeitura e a Superintendência de Controle de Endemias do Estado (Sucen). Durante esta semana foram realizados arrastões nos bairros: Domingas Dias (condomínio), Ipiranguinha e Parque Vivamar, Bela Vista, Praia Grande, Praia Vermelha, Saco da Ribeira, Tenório, Barra Seca e Perequê Mirim. Durante esses arrastões, a população é orientada quanto à prevenção da doença e retirada de criadouros
A coordenadora do programa de Combate à Dengue, Carolina Pannuti, explica que nestes casos, além dos imóveis denunciados, foram vistoriadas também as casas vizinhas. »Muitas vezes, quando vamos atender a uma denúncia, os moradores nos passam outras denúncias, que são atendidas na hora.» (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)