A Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Prefeitura de Ubatuba normatizou o acesso a sites nos computadores usados pelos funcionários. A medida foi adotada, já que o acesso a páginas particulares poderia comprometer a agilidade nos acessos a serviços oferecidos no site da prefeitura. Com este procedimento, é impossível acessar sites, como, por exemplo, os de relacionamento, de mensagens instantâneas e de e-mail, entre outros.
Hoje o site da Prefeitura, o www.ubatuba.sp.gov.br, oferece diversos serviços para os contribuintes, como pesquisas de processos, de débitos imobiliários, mobiliários, emissão de guias de ITBI, ISSQN, certidões, segunda via de IPTU, informações turísticas, notícias e o canal direto com a prefeitura por meio do Fala Cidadão.
O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra Palhares, anuncia que esta medida irá disciplinar o uso da internet na Prefeitura. “O acesso aos sites particulares poderia tumultuar os serviços que a prefeitura disponibiliza em sua página. Já pudemos constatar que os serviços que hoje oferecemos, como a emissão de segunda via de IPTU, têm aumentado a nossa arrecadação. Não se trata de censura, como algumas pessoas insinuaram e sim do uso correto do bem público”, avaliou o responsável.
O assessor explica também que em entidades federais e estaduais o acesso também é limitado. “Hoje os usuários da prefeitura só têm acesso a sites cujos endereços eletrônicos terminam em .org, .gov e .br. Só abrimos exceções para sites que prestam serviços para a prefeitura mediante convênio”, finalizou Alessandro. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)