O superintendente de Proteção à Saúde da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira, esteve presente à Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Dengue, realizada em São Paulo, no último dia 24. Durante o encontro, foram feitas atualizações dos dados e números da dengue, além da prestação de contas do Dia D, em todo o estado de São Paulo. Estiveram presentes todas as diretorias das regionais da Sucen.
Na ocasião, o Superintendente de Controle de Endemias do Estado, Afonso Viviani, falou sobre a infestação no Estado e afirmou que 80% das cidades apresentam uma situação preocupante. Ele disse ainda que as ações precisam ter continuidade durante todo o ano, para evitar que epidemias se repitam em 2008. Outra informação importante foi a confirmação de que o sorotipo que está circulando no Estado atualmente é realmente o tipo três. Até o presente momento, não foram registradas ocorrências dos sorotipos 1 e 2.
O Comitê
O Comitê Estadual de Dengue é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade civil e os governos municipal, estadual e federal, como membros de empresas de abastecimento de água e energia, metrôs, rodovias, comércio, defesas civis, governos e responsáveis pelo controle da dengue do todo o estado. O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Ele é responsável por repassar as informações do Comitê para os secretários de saúde de todo o estado de São Paulo, por meio do Cosems. É esse elo que permite aos municípios encontrar soluções conjuntas e promover ações para ajudar a combater a dengue no Estado.
Na opinião de Neilton, o fato de ser representante do Cosems no Comitê traz grandes benefícios para o município. »Nós estamos sempre envolvidos com as discussões relativas à dengue em nível estadual e federal, fazemos contatos com as diversas esferas dos governos e ficamos sabendo da realidade no Brasil e no Estado. Além disso, sempre surgem novas idéias e trocas de experiências no sentido de combater a dengue no município.» (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)