O secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, compareceu às comemorações dos 30 anos de criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), no último sábado, 7. O secretário prestigiou a festa que a diretoria do Parque organizou, acompanhado pelo diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto.
Em seu discurso, Francisco Graziano garantiu que sua gestão à frente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente será de ações mais efetivas: “Chega de tanto discurso ambientalista. Precisamos de gestão ambiental e solução dos problemas. Faremos o que for preciso para que a população tenha direito de usufruir deste patrimônio”.
O diretor-executivo da Fundação Florestal também fez uso da palavra, ressaltando o fato de que um parque estadual não necessita de isolamento para garantir sua preservação. “O parque estadual não deve ser uma unidade isolada e a Ilha Anchieta está um passo à frente neste aspecto, já que possui visitação dinâmica, com proteção da biodiversidade, reconstituição histórica e integração ecológica e marítima”, disse José Amaral Wagner Neto.

Filhos da Ilha
A diretora do PEIA, Viviane Buchianeri, agradeceu a presença das autoridades e homenageou os “Filhos da Ilha”: “gostaria de agradecer as figuras ilustres que resgataram a história da Ilha Anchieta e aos voluntários, que , com muito amor, vêm dividindo suas experiências, transmitindo conhecimento e emocionando o público visitante deste Parque”, disse a diretora, se referindo às trilhas histórico-culturais, das quais alguns “filhos da Ilha” fazem parte, contando histórias vivenciadas por eles na época da rebelião de 1952.
Atrações
As comemorações dos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta contaram com uma programação diversificada. Corrida de aventura, regata de velas e circunavegação de caiaque oceânico compuseram as atividades esportivas; na área cultural, foi realizada uma apresentação teatral, com encenação do Levante de 1952, com o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da FUNDART , além da apresentação do grupo folclórico de fandango.
Roteiros ecológicos, com trilhas de interpretação ambiental, trilhas histórico-culturais e trilhas subaquáticas também fizeram parte das comemorações, com saídas em vários horários durante os dias de festa (6, 7 e 8 de abril).
A Prefeitura de Ubatuba foi representada por vários secretários e assessores e Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, em nome do prefeito Eduardo Cesar, entregou uma lembrança ao secretário Graziano. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)