Foto: Adriane Ciluzzo
Durante este feriado de Páscoa, de 6 a 8, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde intensificará as ações de combate à dengue. Cerca de 30 agentes da Superintendência de Controle de Endemias se unirão aos agentes de Controle de Vetores para realizar arrastões e nebulizações em diversos bairros da cidade. O objetivo principal é ter acesso a casas que geralmente ficam fechadas, além de sensibilizar turistas e veranistas para a importância de tomar as medidas necessárias antes de ir embora da cidade.
Para realizar esse trabalho, 48 pessoas, entre agentes da Superintendência de Controle de Endemias e do Controle de Vetores estarão nas ruas e em algumas praias. Serão montadas tendas educativas na Praia do Perequê-Açu e Praia Grande. A nebulização, aplicação de veneno que combate o Aedes Aegypti em sua forma adulta, será aplicada nos bairros Estufa II, Perequê-Açu e Itaguá. Paralelamente, a busca por possíveis criadouros continuará acontecendo.

A expectativa da Secretaria de Turismo para o feriado que se aproxima é que a cidade receba 180 mil turistas. Segundo Neilton Nogueira, superintendente de Proteção à Saúde de Ubatuba, a intenção dessa ação especial é atingir um público que só se encontra em ocasiões como esta, de feriado. »O trabalho em imóveis fechados é fundamental para a eficiência do combate à dengue que temos realizado durante esse tempo. Nós precisamos que os veranistas se aliem a nós nesta luta, porque um simples vaso sanitário que fica aberto quando o visitante vai embora, certamente, servirá de criadouro para o mosquito.»
Números da megaoperação
Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Carolina Panutti, no último sábado, 31, durante a megaoperação realizada na cidade, foram visitados 4.139 imóveis no Centro e no Bairro do Itaguá. No centro, dos 2.304 imóveis visitados, 36,25% estavam fechados e 24 proprietários recusaram a vistoria. Já no Itaguá, o número de imóveis fechados foi maior: 46% de imóveis fechados. Além disso, 25 moradores do bairro não permitiram a entrada dos agentes. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)