Começa nesta quinta-feira, 5 a primeira etapa do Skimboard Festival Brasil, na Praia da Sununga, em Ubatuba. O evento, organizado pela Associação Ubatuba de Sonrisal e Skimboard (AUSKIM), será disputado nas categorias mirim, open, feminino e sonrisal sempre no sistema “Round Robin”, ou seja, todos enfrentam todos e os quatro melhores pontuados farão as semifinais. Entram no julgamento cinco quesitos: velocidade, qualidade da onda, estilo, manobra e finalização da onda.As baterias começam às 9 horas e o valor da inscrição é de R$ 20,00 e pode ser pago no local do evento. A duração do evento depende de número de inscritos. A princípio, prossegue até o sábado, 7.
As modalidades
O Skimboard, um tipo de prancha de surf, menor e sem quilha, surgiu na Califórnia na década de 30, ganhando popularidade em todo o mundo. No Brasil ainda é pouco conhecido, mas em países como EUA, Austrália e França é considerado esporte profissional com atletas, campeonatos e patrocinadores.
O Sonrisal é praticado em discos de madeira que deslizam em cima das ondas próximas a areias da praia. O praticante joga a prancha na areia úmida, pula em cima dela e desliza em direção ao mar, até chegar à onda. O esporte, que se iniciou no passado com quadrados de madeira, foi adaptando-se com o tempo, chegando aos dias de hoje na forma arredondada para adquirir maior velocidade durante a realização das manobras. Na Sununga, o primeiro campeonato aconteceu em 1975.
Frescobol
A organização do evento programou também um campeonato de frescobol para animar o pessoal que fica na areia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.
A primeira etapa do Skimboard Festival Brasil tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e o patrocínio de Wilson Alexandre Skimboard, Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário, Quiosque do meio, Nação Skim, Mané Motores, Hotel Cassino Sol e Vida, Alhoa Bord Shop, Super Session, Marabordo e Vivenda Flamboyant. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)