Os funcionários da Santa Casa de Ubatuba estão passando por uma série de capacitações que visam a humanização no atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes. A série de capacitações teve início nos dias 2 e 3, atingindo os diversos gerentes da Santa Casa. Nestes dias, o tema abordado foi »O futuro da Santa Casa e a importância da integração das equipes».
Segundo o administrador da Santa Casa, Álvaro Spinola, o objetivo dessa capacitação específica, voltada especialmente para as chefias, foi abordar a humanização no trato com o funcionário. »É preciso criar um ambiente de trabalho harmônico, com cortesia entre os colegas, para que esse acolhimento seja passado adiante. Por isso, estamos trabalhando primeiramente com os gerentes.»
Seriedade e profissionalismo
Ao todo, serão realizados cerca de 30 encontros, abordando assuntos diversos, seguindo duas linhas distintas. Uma delas tem ênfase na humanização, sistematização da linha de cuidado e na melhoria do trato com o paciente. A outra envolve questões administrativas, com o objetivo de promover uma interação produtiva, gerando maior eficiência e otimização dos serviços e, até mesmo, economia de materiais por meio da diminuição de desperdícios.
Álvaro explica que a idéia é fazer uma gestão participativa e compartilhada em cada setor do hospital para promover serviços cada vez com mais seriedade e profissionalismo. »A gestão de saúde é mais complexa do que qualquer outro serviço, uma vez que lida com vidas. Nesse sentido, é preciso ter uma equipe capacitada, motivada e ciente das responsabilidades de cada um. Por essa razão, existe a necessidade de treinamento, capacitação e educação continuada». (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)