Ilha Anchieta/Foto: René Nakaya
Uma das mais tradicionais competições de vela oceânica do Litoral Norte de São Paulo vai fazer parte das atividades programadas para a festa em comemoração aos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta. A Regata da Amizade, que neste ano realiza sua 15ª edição, terá como percurso na sexta-feira, 6 de abril, uma volta pela Ilha, caracterizando a "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta".
A regata tem como objetivo, além do incentivo à prática do esporte, propiciar uma grande confraternização entre os amantes da vela oceânica, com a participação de velejadores profissionais e "cruzeiristas" (velejadores amadores). A característica mais marcante da Regata da Amizade é a possibilidade de velejar e competir ao lado dos familiares e amigos, de forma totalmente descontraída e festiva.
A "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta" será uma regata de percurso com a participação das classes IMS, ORC Club, RGS e Cruzeiro. Para todas as classes, a Regata terá largada às 13h00, no Saco da Ribeira, em frente à Praia do Flamengo. Os barcos das classes IMS e ORC Club largam em direção à Ilha Anchieta para em seguida deixá-la por bombordo com destino à Ilha das Palmas, Ilha das Cabras, e depois à linha de chegada, em frente à Praia do Sapateiro, no Parque Estadual Ilha Anchieta. Já os barcos das classes RGS e Cruzeiro realizam o percurso, sem passar pela Ilha das Cabras, indo diretamente à linha de chegada após passar pela Ilha das Palmas.
Descontração
Após cruzar a linha de chegada, os participantes poderão usufruir de uma canoa com cervejas e refrigerantes, em clima de festa. "A Regata da Amizade, como o nome já diz, tem o objetivo de que todos velejem descontraidamente, sem aquele clima pesado de competição. Os participantes também podem trazer suas famílias e amigos para curtir o evento", explica Alexandre Martinho, diretor-executivo da AUMAR, organizadora do evento. A 15ª Regata da Amizade ter ainda a regata do tipo barla-sota, no sábado, 7. Esta segunda regata não faz parte do evento comemorativo da Ilha Anchieta e terá a festa de premiaço no Ubatuba Iate Clube.
Inscrições
Os interessados em participar das regatas devem se inscrever até às 12h do dia 6 de abril, na secretaria da AUMAR, na Marina do Píer do Saco da Ribeira, em Ubatuba. No ato da inscrição o velejador assinará o Termo de Responsabilidade, receberá a camiseta do evento e as instruções de Regata, contendo todas as informações técnicas e percursos. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 40,00 por tripulante. Inscrições antecipadas poderão ser realizadas pelo site www.indicemkt.com.br/regata. Mais informações pelo telefone (12) 3842-0304, ou pelo e-mail: aumar.assoc@itelefonica.com.br.
Extensa programação
A "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta" faz parte de uma extensa programação das festividades em comemoração aos 30 anos de criação do Parque Estadual, em três dias de atividades esportivas e culturais. Além da regata haverá uma corrida de aventura e uma competição de caiaques. Música, artesanato, apresentações teatrais e da cultura caiçara também serão atrações da festa em homenagem ao Parque Estadual da Ilha Anchieta. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)