A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba estará atendendo no Bairro Sertão da Quina nesta quinta-feira, 29. Depois, a Unidade funcionará neste bairro durante os dias 3, 4, 10, 11, 12 e 17 de abril. Algumas cirurgias já foram agendadas, mas ainda há vagas, somente para as pessoas que residem no bairro. A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular.
No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastramento deve ser maior de idade e levar CPF e RG. A Unidade Móvel ficará instalada na Chácara Roka Mielli, cerca de 200 m do Posto de Saúde do Sertão da Quina. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo número 3832-6810 e solicitar o agendamento.
O material cirúrgico utilizado, segundo a veterinária do CCZ, Claudia Ferraz, é de primeira qualidade. "Nós trabalhamos com os mesmos anestésicos e medicações utilizados em clínicas particulares. Observando as instruções que antecedem o procedimento cirúrgico e o pós-operatório, tudo ocorre tranqüilamente."
Critérios a serem observados
A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só pode fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.
Cuidados antes e após a cirurgia
Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o bichinho confinado, para evitar que ele faça esforços.
Questão de saúde coletiva
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."
Vereador conhece projeto
Na semana passada, a Unidade Móvel, que estava no Bairro da Maranduba, foi visitada pelo vereador Dailton Sá, de Hortolândia, que ficou sabendo do projeto que está sendo desenvolvido em Ubatuba e se interessou por seguir o exemplo. Neste bairro, em sua primeira atuação, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 14 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)