A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) no município. Cinco áreas serão contempladas pelo projeto: um morro no bairro das Toninhas, nas margens do Rio Maranduba e Rio Acaraú, no loteamento Jardim Alice e na Praia do Tenório. O objetivo desse trabalho é deixar tais áreas em conformidade com a legislação ambiental, por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
Os PRADs do bairro das Toninhas e do Rio Maranduba já foram iniciados. Até o presente momento, foram plantadas 480 mudas, de 32 espécies de essências nativas. Ao término do trabalho, serão plantadas aproximadamente 4.300 mudas, recuperando um total de 20.100 m2 de áreas no município. O prefeito Eduardo Cesar afirma que a recuperação dessas áreas representa a preocupação em manter a natureza em Ubatuba preservada. "Aos poucos, estamos recuperando o que foi degradado ao longo de muitos anos, para não permitir que a destruição se alastre e garantir que Ubatuba continue sendo um paraíso a ser desfrutado pelas próximas gerações."
De acordo com a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Cristiane Gil, ainda como medida de recuperação das áreas degradadas, a adubação verde também está sendo colocada em prática. Esse tipo de adubação consiste no plantio de espécies leguminosas, como feijão guandu, feijão de porco e girassóis. Essas espécies posteriormente serão incorporadas ao solo, otimizando as condições de infiltração de água e agregação das partículas e melhorando assim a fertilidade dos solos. A adubação verde conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)