O final de semana foi inesquecível para a família Toledo: Filipe Toledo, que apostou nas ondas de Itamambuca para conquistar o título da categoria grommets, provou que tinha razão e venceu a terceira etapa do Rip Curl Grom Search, faturando o bicampeonato do torneio. Com uma atuação de gala na bateria final, Filipe marcou 9,50 pontos em sua quarta onda e logo na seguinte conseguiu 7,25 dos juízes, deixando seu principal adversário, Wesley Santos, precisando de uma nota 9,75, que não veio.
Filipe pôde então festejar o título, ao lado da família e dos amigos. “É muito bom começar o ano com um título importante desses e em casa, com toda a família junto”, disse Filipe, ao comemorar com o pai, Ricardo Toledo (bicampeão brasileiro profissional e campeão paulista Master), a mãe Mari e os irmãos Matheus, Davi e Sofia.
Iniciantes
O ubatubense Filipe fez também a final na categoria iniciantes, mas terminou em quarto na bateria final, que foi vencida por Jessé Mendes, do Guarujá, que também garantiu o título do torneio. Filipe levou o público ao delírio na semifinal da categoria, quando conseguiu a única nota 10 do domingo.
Despedida com 10
O irmão de Filipe, Matheus Toledo, disputou seu último torneio como amador neste final de semana e deixou a categoria em grande estilo. No sábado, durante a disputa da segunda fase da competição, Matheus fez uma bateria quase perfeita. Na primeira onda tirou 8,25, encerrando a bateria voando alto em sua última onda e conquistando uma nota 10, vencendo a Overboard Best Wave, prêmio para a melhor onda do torneio. Matheus terminou a etapa na quinta posição. “Na próxima semana já começo a competir como profissional e queria terminar minha fase amadora com uma vitória, que infelizmente não veio, e num campeonato de alto nível, mas fico feliz pela vitória do Filipinho”, disse Matheus.
Outro ubatubense, Marco Aurélio, chegou à final, mas terminou a etapa na terceira posição.
O vencedor em Ubatuba foi Miguel Pupo, de São Sebastião, que conquistou o título e será o representante oficial do Brasil na final internacional do Rip Curl Grom Search 2008, na Austrália.
Feminino
A surfista ubatubense Natalie Paola também fez bonito nas ondas de Itamambuca, chegando à final, onde conquistou a terceira posição. A bateria foi vencida pela campeã do torneio, a catarinense Gabriela Leite, que, a exemplo de Pupo, também vai para a Austrália.
A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 em Ubatuba tem a supervisão da Confederação Brasileira de Surf e da Federação Paulista de Surf, apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Patrocínio das Lojas Overboard e apoio de Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. Cobertura da Revista Fluir e do Site Waves. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)