Ubatuba, mais uma vez, brilhou em um importante festival de dança. O V Dança Verão de São Sebastião aconteceu no último domingo, 18, e contou com a presença de grupos e personalidades famosas no mundo da dança. Ubatuba foi representada pelo Grupo de Danças de Gisela Papadopoulos, além da Academia Biodance e do Grupo de Danças da Fundart.
O Grupo de Danças de Gisela representou Ubatuba com louvor, trazendo seis troféus para a cidade. A Academia Biodance também se saiu bem e conquistou cinco colocações. Já o Grupo de Danças da Fundart, comandado pela professora e coreógrafa Alessandra Penha, levou um total de seis trabalhos para representar nossa cidade e todas as coreografias foram premiadas. Além disso, duas bailarinas foram destaque do festival.
Para a professora Gisela, levar o nome de Ubatuba para festivais em outras cidades traz benefícios tanto para as dançarinas quanto para o município. "As bailarinas começam a ter um olhar novo sobre arte e a dança e, consequentemente, trazem esse olhar para a cidade, enriquecendo a nossa cultura. O fato de trazermos importantes títulos para a casa significa que estamos com bom nível técnico para atingir premiações em festivais."
Grupo de Danças Gisela Papadopoulos
Na modalidade de dança do ventre, as alunas e professora conquistaram o troféu de 2º lugar, com uma coreografia tradicional em um solo de derbak. Uma coreografia com música de Zeca Baleiro foi uma inovação muito elogiada e conquistou o 2º lugar.
Já no flamenco, as coreografias em Alegrias e um Fandango, nas quais as bailarinas tocaram castanholas, conquistaram o 3º lugar. Na categoria infantil, as alunas Anita Bacichet e Isabela Teixeira, que dançaram um Sevilhanas (dança típica da cidade de Sevilha, na Espanha), conquistaram o 3º lugar. A professora Gisela levou o 3º lugar em uma coreografia de flamenco-árabe, na categoria avançado, utilizando véu e mantón.
Ballet da Fundart
A coreografia "Nos Jardins da Riviera" conquistou o 1º lugar num conjunto clássico infanto-juvenil. O 3º lugar nesta categoria também ficou para o grupo da Fundart, com a coreografia Ventos do Sudeste. No conjunto estilo livre infanto-juvenil, a Fundart conseguiu o 2º lugar, com a coreografia "Panterômania". O 2º lugar e destaque ficou para a bailarina Luana Ferreira da Silva, que fez um solo clássico infanto-juvenil intitulado "Trakinagens". A bailarina Larissa Rocha de Macedo também foi destaque com a coreografia "A Pequena Aprendiz", conquistando também o 2º lugar num solo clássico infanto-juvenil. A jovem Victória Pedace Scatena conquistou o 3º lugar no solo clássico infanto-juvenil "Tons da Primavera"
Academia Biodance
Os grupos de Street Dance da Academia Biodance, comandados pelo professor Vanderson Luís conseguiram colocações nas categorias Sênior e Juvenil. A categoria Sênior conquistou o 1º lugar e juvenil pegou 2º e 3º lugares. Os grupos de Jazz, da professora Roberta Zamarion conseguiu o 2º lugar na categoria infantil e 3º na categoria juvenil. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)