Uma grande festa foi realizada para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Durante três dias, diversas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de mobilizar cidadãos do município para o cuidado com as águas de nosso litoral e com seu berço, a Mata Atlântica, além de propor discussão sobre os temas que envolvem a água na cidade. Diversos grupos ambientalistas se uniram para realizar seminários, exposições, debates, passeata, mutirão de plantio de mudas e atividades artísticas para comemorar o Dia Mundial da Água.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, participou ativamente das atividades comemorativas do Dia Internacional da Água. Aproveitando a comemoração do Dia da Floresta, 21 de março, foram feitas doações de 20 mudas para cinco escolas do município. Já no dia 22, um Seminário sobre Água & Floresta foi realizado na Fundação de Arte e Cultura, com a presença de especialistas. No período da tarde, uma passeata com ambientalistas e alunos da rede municipal foi realizada, da Praça BIP até a foz do Rio Grande. Na foz, o grupo deu um grande "abraço" simbólico nas águas de Ubatuba.
No dia 23, um mutirão de alunos de escolas municipais foi realizado, com o objetivo de plantar espécies nativas da Mata Atlântica nas margens dos rios Acaraú e Tavares. Além do plantio, os alunos da Escola Municipal Padre Anchieta realizaram também um mutirão de limpeza, retirando o lixo no entorno da escola e das margens no Rio Grande.
As escolas escolhidas para receber as mudas foram a E.M. Semíramis Prado de Oliveira, no bairro Saco da Ribeira; E.M. Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios; E. M Altimira da Silva Abirached, no bairro do Itaguá e Anchieta, no Centro. Foi solicitado ainda o plantio de mudas na E.M. Maestro Pedro Alves de Souza, no bairro Figueira, que será efetuado posteriormente, bem como será realizada a identificação das espécies que já existem plantadas na escola.
A iniciativa da Semana da Água foi do Grupo de Trabalho de Saneamento da Agenda 21 de Ubatuba, em parceria com a Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba (Assu), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e a Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Agricultura, Pesca e Abastecimento. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)