Nebulizando a cidade / Foto: Adriane Ciluzzo
O prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reunirá, nesta quinta-feira, 22, com o superintendente de Controle de Endemias do Estado (Sucen), Afonso Viviane Junior e a diretora da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Roberta Spinola. O objetivo do encontro é discutir parcerias e apoios entre as esferas municipal e estadual no combate à dengue.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira explica que a idéia é expor aos representantes do governo estadual as medidas que já estão sendo tomadas e pedir apoio para intensificar ainda mais as atividades. "Nós iremos solicitar mais pessoas, reforço de veículos, material educativo, bombas, enfim, tudo o que eles puderem nos oferecer para contribuir com as ações de combate à dengue."
Neilton explica ainda que a tendência para as próximas semanas é de diminuição das ocorrências de suspeição de dengue, por conta das ações que vêm sendo desenvolvidas nas regiões mais atingidas pela doença. "Estamos vivendo agora um momento de alerta, mas as ações da prefeitura, associadas à mudança de hábitos da população e à prática de retirada constante de criadouros, consequentemente, resultará na diminuição drástica das ocorrências. Eu considero perfeitamente possível reverter esse quadro, mas se não houver mudança de comportamento da população, nós estaremos constantemente sofrendo riscos de epidemia."
Ações intensivas em toda a cidade
Paralelamente às ações intensificadas de mutirões, nebulizações e entradas em imóveis fechados das regiões mais atingidas pelo vírus, a prefeitura está mobilizando as equipes do Programa de Saúde da Família, escolas, igrejas e associações de bairro, com o objetivo de diminuir a incidência do mosquito e, consequentemente, impedir que a doença se espalhe.
Para os próximos dias, estão previstos mutirões nos bairros Sertão da Quina, Corcovado, Folha Seca e Praia Dura. Já foram realizados mutirões na região central, Ipiranguinha, Estufa I e II e Perequê-Açu. Para o Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, 31, de está sendo programado mais um grande arrastão. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Nebulizando residências/ Foto: Adriane Ciluzzo