A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Vigilância Sanitária e pescadores da Praia do Itaguá, iniciou nesta segunda-feira, 19, um projeto que visa aproveitar os resíduos dos peixes. As partes não utilizadas no consumo, como barrigada, escamas e cabeças, misturadas à serragem serão transformadas em um rico composto orgânico a ser utilizado pelos agricultores do município.
Essa iniciativa, segundo a secretaria da Smapa, Valéria Gelli, é duplamente ecológica. "Primeiramente, esses resíduos que antes eram jogados no mar, serão reaproveitados, evitando o mau cheiro. Depois, para os agricultores, esse é um fertilizante natural e barato, com muitas propriedades nutritivas, como o fósforo, o nitrogênio e diversos micro-nutrientes."
O projeto-piloto, que será testado durante um ano, foi desenvolvido por técnicos da própria Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os pescadores que aceitaram contribuir com o projeto são o Paco e o Santana, da Praia do Itaguá. Nesta fase de teste do projeto, uma média de 50 kg de composto poderá ser produzida ao dia. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)