O Programa Sala Verde de Educação Ambiental, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e o Ministério do Meio Ambiente, vem capacitando comunidades e professores da Rede Pública de Ensino para que se direcione, também através das escolas, a formação de sujeitos mais responsáveis com o meio ambiente em Ubatuba.
Entre o final de fevereiro e meados de março, as Escolas Municipais Olga Gil e Maria Alice Leite da Silva passaram pelo curso inicial. “A prioridade do curso é difundir a conscientização de que se não estabelecermos um equilíbrio entre a satisfação das necessidades humanas e a presença da vegetação natural, em pouco tempo não teremos mais o que restou da paisagem que encanta, além de sofrermos graves conseqüências econômicas e de saúde pública”, diz José Carlos Firme, um dos coordenadores da Sala Verde de Ubatuba. Durante o curso são apresentadas inúmeras atitudes que cada indivíduo pode adotar a favor de Ubatuba e da minimização dos efeitos do aquecimento do planeta.
Simpósio
A equipe da Sala Verde de Ubatuba esteve presente no 1º Simpósio das Salas Verdes do Estado de São Paulo, realizado na primeira quinzena de março, em São Sebastião. Durante o simpósio foram apresentados os desdobramentos que influenciam diretamente no alcance efetivo dos trabalhos sócio-educativos, em benefício da população e foram estabelecidas algumas diretrizes para que os municípios sejam beneficiados.
A Sala Verde Ubatuba foi parabenizada pelos cursos e projetos que estão sendo aplicados e por aqueles que ainda buscam viabilização. Vários participantes do simpósio, como as Salas Verdes de Ilhabela, Canitar/Ourinhos, Jardim Botânico de Santos, Caruara/Bertioga e da Itinerante-Insular manifestaram interesse em convidar representantes de Ubatuba para ministrar palestras a grupos técnicos e políticos.
Os cursos, desenvolvimento de projetos sócio-ambientais e visitas educativas em ambientes naturais e construídos estão sendo agendados com escolas, associações e grupos organizados, bastando para isso entrar em contato pelo telefone 3833 3010 e 9761 4811. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)