O Procon de Ubatuba comemorou o Dia do Consumidor, nesta quinta-feira, 15, registrando um aumento considerável no número de atendimentos, desde que a sede passou a funcionar na Rua Coronel Domiciano, local mais próximo ao comércio central do município. Entre fevereiro e março de 2006, foram registrados 250 atendimentos; já em 2007, entre fevereiro e o dia 15 de março, o número de atendimentos já chegou a 403, com 397 casos solucionados.
De acordo com o coordenador do Procon de Ubatuba, Leogilson Selino, a mudança de endereço foi idéia do prefeito Eduardo Cesar, preocupado com os consumidores que tinham dificuldade de acesso ao Procon até então.
Os problemas de telefonia continuam sendo os campeões no setor. “Atendemos uma média de cinco consumidores por dia com reclamações sobre telefonia”, disse Leogilson. Em segundo lugar estão os cartões de crédito, seguidos dos bancos, que também têm registrado aumento nas reclamações.
Melhorias
Durante o ano de 2006, os funcionários do Procon de Ubatuba participaram de diversos cursos e palestras, visando o profissionalismo e o conseqüente melhor atendimento ao consumidor. Também no ano passado, foram capacitados dois agentes municipais de fiscalização, que puderam atuar em campo, fiscalizando estabelecimentos, com autonomia para constatar irregularidades e autuar, fundamentados no Código de Defesa do Consumidor. Para este ano o Procon de Ubatuba também tem novidades, como a realização de palestras em escolas, a fim de conscientizar os alunos sobre o que é o Procon e o Código de Defesa do Consumidor.
O Procon de Ubatuba, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, em convênio com a Fundação Procon/SP, parabeniza todos os consumidores por este 15 de março - Dia do Consumidor. “A equipe de coordenadoria técnica e fiscal, bem como seus estagiários estarão sempre à disposição para defender os direitos do consumidor”, conclui Leogilson Selino.
O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado à Rua Coronel Domiciano, 280, no Centro. Os telefones são 3833-3022 e 3832-6509 e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)