O número de mercadorias apreendidas pela equipe de fiscais da Prefeitura de Ubatuba durante este verão foi quase o dobro em relação à temporada 2005/2006. Entre os dias 26 de dezembro de 2006 e 28 de fevereiro de 2007, 10.811 itens foram apreendidos, enquanto na temporada passada o número chegou a 5.818 itens.
O aumento no número de apreensões é resultado do investimento da atual administração na estrutura oferecida aos fiscais: nesta temporada a equipe contou com uma Sprinter, veículo que facilitou o transporte das mercadorias, além do apoio da Guarda Municipal. A melhoria reflete a política adotada pela administração do prefeito Eduardo Cesar, que tem a preocupação de atuar com seriedade e afinco no que diz respeito à fiscalização do comércio ambulante em Ubatuba.
Dos mais de 10 mil itens apreendidos nesta temporada, 3.259 foram doados ao Fundo Social de Solidariedade; 6.767 serão destruídos e outros 785 itens alimentícios foram doados a entidades beneficentes. Além destes, diversos produtos alimentícios sem procedência foram inutilizados, tais como churros, queijos, salames, quebra-queixo e castanhas-do-pará. Muitas mercadorias apreendidas foram retiradas pelos interessados, após o recolhimento de multas e taxas de deposto.
Os campeões de apreensões continuam sendo os óculos de sol, que somaram 5.248 itens apreendidos. Cd’s e dvd’s também figuram entre os itens que mais sofreram apreensões, com 1.519 itens. Os 6.767 itens, entre óculos de sol, cd’s e dvd’s, serão destruídos pela prefeitura. As bijuterias são outro tipo de mercadoria comum entre os mais apreendidos: brincos, colares, pulseiras e anéis, somaram mais de 1.100 itens. Em seguida vêm as redes e mantas, com 769 itens; sandálias, bolsas, chapéus e mensageiros do vento também estão entre os itens mais apreendidos pela prefeitura.
As apreensões ocorrem, na maioria das vezes, quando os produtos são comercializados por ambulantes não licenciados, por ambulantes que utilizam a licença indevidamente ou quando são mercadorias sem procedência. A equipe de fiscalização da Gerência de Tributos Mobiliários realizou as apreensões em toda a extensão do município. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)