Ubatuba não está sozinha na luta contra a dengue. Os números da doença aumentam a cada dia, em todo o país. Segundo o Jornal Bom Dia Brasil, na edição desta quarta-feira,14, o número de casos na região sul triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Na região norte, só no Pará foram 7 mil notificações. No estado de São Paulo, os casos de dengue cresceram 25,6% nos dois primeiros meses de 2007, segundo informações do Jornal da Tarde do último dia 9.
O site de notícias do UOL traz também informações nesta quarta-feira, 14, que o número de casos confirmados no estado de São Paulo aumento 82% nos dez últimos dias. Segundo o presidente do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, Affonso Viviani Junior, "os dados permitem supor que o número de casos pode chegar a 100 mil."Esse número superaria as últimas epidemias do Estado, que aconteceram em 2001 e 2006, com 51 mil e 52 mil casos, respectivamente.
Números no Estado
Seis municípios do estado de São Paulo foram declarados em situação de surto epidêmico pela Secretaria de Saúde do Estado. Até o presente momento, Ubatuba não está entre eles. Em Birigui, o número de casos aumentou de 239 para 521 e há duas mortes suspeitas. No ambulatório do único hospital da cidade, quase 70% dos pacientes que chegam têm os sintomas da doença.
Segundo o Jornal da Tarde, os números ainda devem aumentar consideravelmente. Apenas em Ilha Solteira o número de doentes saltou de 251 para 1.218. A região de Araçatuba registra 925 dos 2.921 casos confirmados da doença no estado.
Em Ubatuba
Ubatuba continua, até o dia 14, com 74 casos confirmados e 1.236 suspeitos e a prefeitura está tomando todas as medidas no sentido de bloquear o vírus. Um grande mutirão contra a dengue na região central foi realizado na semana passada, atingindo 2.375 imóveis, em 174 quarteirões. Nesta semana, o mutirão continua em algumas ruas do centro e também no bairro Ipiranguinha e depois, acontecerá no Perequê-Açu. Até o momento, apenas a região central foi atingida e a intenção da Vigilância Epidemiológica é bloquear o vírus antes que ele se espalhe. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)