A celebração do Dia Internacional da Mulher, realizada no último sábado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio do Grupo Setorial de Música da Fundart, conseguiu reunir representantes de diversos segmentos da música, artes cênicas e dança do município, totalizando mais de 50 artistas, que se dividiram em apresentações diversas. O objetivo do evento, realizado no dia 10, foi demonstrar a importância dessa data, comemorada universalmente no dia 8 de março. Tradicionalmente, o Dia Internacional da Mulher marca uma luta que ainda existe, pela igualdade dos direitos e contra a violência que, mesmo nos dias de hoje, é praticada contra a mulher.
Entre os grupos que se apresentaram, a Associação dos Afro-descendentes de Ubatuba (Amaduba) encantou o público com o Canto do Abraço Negro, uma canção de ninar africana. O já famoso grupo Serestas e Seresteiros também marcou sua presença, bem como o naipe feminino de clarinetas da banda sinfônica Lira Padre Anchieta, sugestivamente chamado de Saia Justa e o Grupo Solstício Maior, também da banda sinfônica.
A professora Heloísa, mais conhecida como Tia Helô, que leciona no município há quase 50 anos, declamou duas poesias de sua autoria. As intérpretes Marisa Taguada e Aninha Fernandes, Regina Porto de Nogueira, Isabel Prado e Ofélia Prado e Grupo Canoá interpretarão clássicos da MPB, como “Valsinha” e “Meu Guri”, de Chico Buarque; “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Dantas também marcaram presença.
Para fechar a noite, um grupo de Hip Hop do Ipiranguinha deu uma demonstração de dinamismo e equilíbrio físico para o público.
Disseminação da cultura
A intenção do Grupo Setorial de Música da Fundart, segundo seu coordenador, Ernesto Cardoso Jr., foi celebrar o valor da mulher, apresentando um espectro completo de artes musicais, cênicas, poéticas e performáticas, para um público de todas as idades. "Nossa intenção é mostrar, por meio da arte, a importância de se combater a violência, além de conscientizar a mulher dos seus direitos e da igualdade com o homem. A cultura enobrece o homem, abre a mente para o universo e alicerça todo o conhecimento que ele precisa adquirir para o exercício de suas funções sociais. Queremos promover o movimento de disseminação da cultura entre crianças e jovens para que tenham futuro melhor. Este foi o primeiro evento, que abriu com chave de ouro as apresentações que se seguirão ao longo de todo o ano, completa o entusiasmado coordenador do grupo setorial de Música, Ernesto Cardoso Jr. . (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)