O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado dos secretários de Turismo, Obras e Arquitetura, esteve reunido na noite desta quarta-feira, 7, com comerciantes da orla do Itaguá para discutir o projeto que prevê a reurbanização da Praça Alberto Santos, localizada na Avenida Leovigildo Dias Vieira.
A intenção do prefeito é contar com a participação dos comerciantes para que o projeto de reurbanização da praça seja democraticamente discutido e possa atender aos interesses de todos. O arquiteto Sidney Giraud, autor do projeto, também participou da reunião, apresentando algumas das idéias para a nova Praça Alberto Santos. “Queremos transformar aquela praça em mais um ponto turístico. A idéia é fazer dali um local atraente e agradável para os turistas e que possa proporcionar, também aos moradores, momentos de lazer para toda a família”, explicou o prefeito.
Após a liberação da verba para a execução da obra, esta foi a primeira reunião a convite da prefeitura para discutir o futuro da Praça Alberto Santos. O objetivo é poder iniciar as obras o mais breve possível, sempre com a participação popular nas decisões. Do projeto constam idéias como a construção de um espaço onde possam ser realizadas apresentações musicais e culturais. Outra idéia, que, como a anterior, ainda deverá ser avaliada, é o resgate da ossada de uma baleia que está enterrada na Praia Grande para exposição na praça, o que, segundo o prefeito, seria um atrativo muito interessante e diferente.
Embelezamento
A reurbanização da Praça Alberto Santos seria um primeiro passo para a grande obra que a prefeitura pretende realizar em toda a orla do Itaguá. O Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), destinou uma verba de R$ 800 mil para a obra, que prevê implantação de ciclofaixa, faixa de estacionamento, nova iluminação, colocação de lixeiras, nova mobiliário urbana e jardinagem.
“A orla do Itaguá faz parte do nosso corredor turístico e merece toda a atenção por parte da prefeitura. Queremos fazer com que todos que circulam por ali possam desfrutar a bela paisagem com segurança e tranqüilidade, seja caminhando, correndo, andando de bicicleta ou carro. A reurbanização da Praça Alberto Santos é de suma importância para o embelezamento daquela região”, concluiu o prefeito.
A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo pretende iniciar os trabalhos de topografia da praça na próxima semana. Os comerciantes presentes mostraram-se interessados e favoráveis ao projeto. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)