A Prefeitura de Ubatuba, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente na reunião do Comitê Regional de Dengue nesta terça-feira, 6, em Caraguatatuba. Esse tipo de encontro acontece regularmente, mas desta vez, a comitiva ubatubense solicitou à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado ao Governo do Estado, um reforço para as ações de combate ao mosquito da dengue no município. Como resultado, a Sucen disponibilizou para Ubatuba sete funcionários e sete equipamentos de proteção individual (EPIs).
Com a chegada dos equipamentos e dos funcionários da Sucen, a aplicação de veneno destinada a eliminar os insetos alados transmissores da dengue, chamada nebulização, será intensificada. Os agentes de controle de endemias que são capacitados para realizar a nebulização, mas não possuiam equipamentos, poderão reforçar as atividades. Os funcionários da Sucen trabalharão no sentido de preparar os moradores para receber a equipe de nebulização em suas casas.
O procedimento é simples e demora cerca de dez minutos. Antes, porém, os moradores das casas devem prender animais domésticos, tirar roupas dos varais e cobrir alimentos. No centro da cidade, a instrução aos agentes é visitar todas as casas, orientando moradores e fazendo a aplicação de veneno. Cabe ao munícipe colaborar com as ações, permitindo que os agentes, devidamente uniformizados e identificados, entrem em suas casas para realizar vistoria e, posteriormente, nebulização. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)