Agente fazendo nebulização
Foto:Adriane Ciluzzo
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica está realizando, desde a última quarta-feira, 28, um intenso trabalho de combate ao mosquito da dengue no município. Ocorre que, apesar do grande número de casos suspeitos, muitas pessoas ainda estão recusando a entrada dos agentes de Controle de Endemias em suas residências. Essa atitude pode colocar parte do trabalho a perder, uma vez que as operações de eliminação de criadouros e combate aos mosquitos alados devem acontecer em todas as casas.
O mutirão contra a dengue está sendo realizado no Centro, por ser a região com maior incidência de casos positivos. A ação conta com a participação de 53 pessoas, entre agentes de controle de endemias e agentes de saúde da família dos bairros Estufa I, Perequê-Açu, Centro e Jardim Carolina. Na próxima semana, o Bairro Ipiranguinha será o alvo do mutirão, por ser também um foco importante.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue de Ubatuba, Carolina Pannuti afirma que a recusa da vistoria e aplicação do inseticida pode acarretar em ineficiência das ações. "Neste momento, mais do que nunca, nós precisamos da colaboração de todos. As pessoas precisam entender que uma casa que fica sem a aplicação do veneno pode ocasionar a perda de todo um trabalho que está sendo feito. Não podemos nunca esquecer que o mosquito que nasce no quintal do vizinho pode infectar alguém da nossa família e vice-versa. Precisamos pensar no bem-estar coletivo e colaborar com o trabalho dos agentes." (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Agente verificando calhas
Foto:Adriane Ciluzzo