Os professores das escolas municipais Maestro Pedrinho (Figueira), Mário Covas Jr, Madre Glória e Helena Maria (Ipiranguinha), Joaquim Luis Barbosa (Bela Vista) e Prefeito Silvino (Marafunda) estiveram reunidos no “1º Encontro das Escolas da Região Oeste de Ubatuba” para refletir sobre a Agenda 21 nas escolas.
Durante o encontro, mais de cem professores puderam acompanhar uma palestra proferida pela professora Juliana Bussolloti e depois discutir como o trabalho pode ser levado às escolas. A iniciativa do encontro foi das diretoras das escolas e a intenção, além da implantação da Agenda 21 em cada escola, é ter um perfil da região oeste e detectar pontos comuns para que sejam trabalhados em conjunto.
Para Solange Barros, diretora da EM Prefeito Silvino, que sediou o evento, o encontro foi agradável e proveitoso. “Tivemos a integração e congraçamento entre os professores, que puderam conhecer um pouco das diversas realidades das escolas da região oeste e socializar importantes informações.”
O que é a Agenda 21 e sua ação nas escolas
"Agenda 21" é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesta agenda estão marcados os compromissos da humanidade para o século 21. Alem do compromisso global, os diversos países que participaram da Rio 92 decidiram criar as agendas 21 nacionais e as locais (que são compromisso de cada grupo social, inclusive as escolas).
A Agenda 21 sugere métodos, estratégias e ações que serão desenvolvidos, elaborados e postos em prática por aqueles que se engajarem na sua construção. O sucesso do planejamento, da implementação e do monitoramento das ações identificadas na Agenda 21 escolar dependerá, em grande parte, da colaboração dos diferentes parceiros comprometidos com a agenda.
A escola em si, é como um ecossistema onde o aluno e todos os envolvidos no processo educativo fazem parte e no qual são afetados pelos seus valores culturais, como das comunidades do entorno. As escolas que estão neste movimento se vêem como comunidades de aprendizagem que funcionam em redes de relações. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)