O ator Pedro Bismarck, que dá vida ao personagem Nerso da Capitinga esteve no gabinete do Prefeito Eduardo Cesar na manhã desta sexta-feira, 2. O encontro reuniu também o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira e os produtores Fernando Moreno e Rita Zahra. Como não poderia deixar de ser, a conversa transcorreu descontraída, percorrendo diversos assuntos da atualidade. O ator veio a Ubatuba para apresentar a peça "Neversário do Nerso", nos dias 2 e 3. O evento acontece no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 21h.
Depois da visita ao prefeito, Pedro Bismarck conheceu o Casarão da Fundart, passeou pelo calçadão da Maria Alves, cumprimentando pessoas, tirando fotos, dando autógrafos e esbanjando simpatia. Ele afirma gostar desse contato com o público e não ter nenhum problema em caminhar entre as pessoas. "Faço isso espontaneamente, o público sempre me recebe bem, seja criança, adulto ou idoso, não tem nenhum momento que não seja bom."
Abrindo com chave de ouro
O prefeito Eduardo Cesar afirmou que esse é um momento cultural muito importante na história de Ubatuba, uma vez que o projeto para a implantação da Casa da Cultura no antigo Fórum está em andamento, além da desapropriação do Cinema, que se transformará no Centro do Professorado e abrigará um teatro. "O Nerso vem abrir com chave de ouro esse novo ciclo da cultura em nosso município. Ele é uma figura extremamente carismática e popular, capaz de atrair um grande público e nos ajudar na formação de uma platéia fiel ao teatro."
Falando sério
Numa entrevista um pouco mais séria, Pedro Bismarck falou sobre o seu trabalho ao longo desses 20 anos e sobre a importância da arte na formação do indivíduo. "As artes, de um modo geral, servem de alimento para a alma do ser humano, mantém a sensibilidade e fazem com que o indivíduo deixe um pouco de lado o materialismo. Conhecendo melhor a sua cultura, a pessoa passa a se valorizar mais e, consequentemente, a respeitar mais ao seu próximo."
Nesse sentido, Pedro afirma que o incentivo à educação e a promoção de eventos culturais é indispensável. "A iniciativa de formar platéia em Ubatuba é louvável e deve continuar acontecendo. As pessoas precisam primeiro aprender e conhecer, para depois entender o valor das artes em suas vidas. Uma criança que faz curso de teatro, vira consumidora de teatro e leva consigo outras pessoas."
O Neversário do Nerso
A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, chamado Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo". Nesses 20 anos, o mineiro de Muriaé criou muitos personagens, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo.
Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecê-los e para que o público fiel, que já o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora, possa relembrar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)