A temporada de verão deste ano terminou com saldo positivo para os comerciantes de Ubatuba. Diversos fatores influenciaram para esse resultado, desde o bom tempo, até a crise dos aeroportos e as reestruturações na infra-estrutura do município. Segundo pesquisas feitas a partir da quantidade de lixo produzida ao longo do mês de janeiro, uma média de 150 mil pessoas – entre turistas e veranistas - esteve na cidade, por dia, durante esta temporada. Durante o feriado do Reveillon, foi registrada uma média de 400 mil pessoas em Ubatuba. Este mesmo número foi registrado durante o feriado de carnaval, entre sábado,18 e quinta-feira, 23.
Diversas entrevistas com comerciantes da cidade foram realizadas, no sentido de fazer um diagnóstico desta temporada. Muitos deles afirmaram que o movimento começou mais cedo, logo após o Natal e terminou mais tarde, estendendo-se até o fim de janeiro.
O gerente executivo do Hotel Itamambuca Eco Resort, Denis Dreux, por exemplo, afirma que no final de janeiro as reservas para o carnaval já estavam todas fechadas.
Divulgação da cidade
Para Fábio Lucchesi, responsável pelas relações públicas e marketing do Hotel Recanto das Toninhas, foi uma das melhores temporadas, desde que o hotel foi inaugurado. "O problema dos controladores de vôo nos favoreceu, logicamente, mas não foi só isso".
Lucchesi afirma que o investimento em divulgação, tanto do hotel quanto da cidade, em feiras de turismo no Brasil e no exterior está sendo decisivo na atração de um novo público para a cidade. "Sabemos também que o prefeito Eduardo Cesar está empenhado em melhorar a estrutura da cidade, que estava sucateada quando ele assumiu a administração. Os resultados já podem ser notados e nós estamos botando muita fé no futuro".
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, também tem investido bastante na divulgação de Ubatuba, nas mais diversas mídias, por meio de matérias jornalísticas e informes publicitários, além de feiras e eventos de turismo. No final do ano passado, um vídeo institucional sobre o turismo em Ubatuba foi lançado e distribuído para empresários, operadoras de turismo e agências de viagem, dentro e fora da cidade.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que um grande esforço está sendo feito, no sentido de otimizar cada vez mais o turismo na cidade. "Partindo do princípio que a nossa indústria é o turismo e a nossa principal característica é a natureza, estamos investindo para que cada vez mais pessoas conheçam e gostem da cidade. Tendo turistas, tem trabalho para todo mundo", finaliza.
Investimento em infra-estrutura
Na Praia Grande, uma das mais freqüentadas de Ubatuba, o movimento foi 20% maior que do ano passado, segundo Jurandiau Lovizaro, proprietário do Restaurante Oásis e do Rei do Peixe, no Centro. "Nós tivemos um movimento intenso, até o final de janeiro e, apesar do aumento considerável de estabelecimentos na cidade, conseguimos manter o nosso público. No Rei do Peixe, pude notar que o trânsito fluiu bem, tanto do Centro para o Bairro do Itaguá, quanto do bairro para o Centro e a nova avenida foi bastante elogiada pelos clientes."
Na opinião da presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, a reurbanização da Avenida contribuiu para resgatar um tipo de temporada que existiu há 15 anos. Nessa temporada, nós pudemos presenciar o retorno das famílias para a Avenida. O público que estava freqüentando Itaguá está voltando para cá. Nossa Avenida está se tornando um boulevard novamente, com segurança, iluminação e beleza. Os comerciantes também estão se sentindo mais seguros para manter os estabelecimentos abertos até mais tarde. Quando a orla estiver totalmente reestruturada, não tem pra ninguém. A próxima temporada será ainda melhor se todos trabalharem em conjunto." (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
A temporada de verão deste ano terminou com saldo positivo para os comerciantes de Ubatuba. Diversos fatores influenciaram para esse resultado, desde o bom tempo, até a crise dos aeroportos e as reestruturações na infra-estrutura do município. Segundo pesquisas feitas a partir da quantidade de lixo produzida ao longo do mês de janeiro, uma média de 150 mil pessoas – entre turistas e veranistas - esteve na cidade, por dia, durante esta temporada. Durante o feriado do Reveillon, foi registrada uma média de 400 mil pessoas em Ubatuba. Este mesmo número foi registrado durante o feriado de carnaval, entre sábado,18 e quinta-feira, 23.
Diversas entrevistas com comerciantes da cidade foram realizadas, no sentido de fazer um diagnóstico desta temporada. Muitos deles afirmaram que o movimento começou mais cedo, logo após o Natal e terminou mais tarde, estendendo-se até o fim de janeiro.
O gerente executivo do Hotel Itamambuca Eco Resort, Denis Dreux, por exemplo, afirma que no final de janeiro as reservas para o carnaval já estavam todas fechadas.
Divulgação da cidade
Para Fábio Lucchesi, responsável pelas relações públicas e marketing do Hotel Recanto das Toninhas, foi uma das melhores temporadas, desde que o hotel foi inaugurado. "O problema dos controladores de vôo nos favoreceu, logicamente, mas não foi só isso".
Lucchesi afirma que o investimento em divulgação, tanto do hotel quanto da cidade, em feiras de turismo no Brasil e no exterior está sendo decisivo na atração de um novo público para a cidade. "Sabemos também que o prefeito Eduardo Cesar está empenhado em melhorar a estrutura da cidade, que estava sucateada quando ele assumiu a administração. Os resultados já podem ser notados e nós estamos botando muita fé no futuro".
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, também tem investido bastante na divulgação de Ubatuba, nas mais diversas mídias, por meio de matérias jornalísticas e informes publicitários, além de feiras e eventos de turismo. No final do ano passado, um vídeo institucional sobre o turismo em Ubatuba foi lançado e distribuído para empresários, operadoras de turismo e agências de viagem, dentro e fora da cidade.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que um grande esforço está sendo feito, no sentido de otimizar cada vez mais o turismo na cidade. "Partindo do princípio que a nossa indústria é o turismo e a nossa principal característica é a natureza, estamos investindo para que cada vez mais pessoas conheçam e gostem da cidade. Tendo turistas, tem trabalho para todo mundo", finaliza.
Investimento em infra-estrutura
Na Praia Grande, uma das mais freqüentadas de Ubatuba, o movimento foi 20% maior que do ano passado, segundo Jurandiau Lovizaro, proprietário do Restaurante Oásis e do Rei do Peixe, no Centro. "Nós tivemos um movimento intenso, até o final de janeiro e, apesar do aumento considerável de estabelecimentos na cidade, conseguimos manter o nosso público. No Rei do Peixe, pude notar que o trânsito fluiu bem, tanto do Centro para o Bairro do Itaguá, quanto do bairro para o Centro e a nova avenida foi bastante elogiada pelos clientes."
Na opinião da presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, a reurbanização da Avenida contribuiu para resgatar um tipo de temporada que existiu há 15 anos. Nessa temporada, nós pudemos presenciar o retorno das famílias para a Avenida. O público que estava freqüentando Itaguá está voltando para cá. Nossa Avenida está se tornando um boulevard novamente, com segurança, iluminação e beleza. Os comerciantes também estão se sentindo mais seguros para manter os estabelecimentos abertos até mais tarde. Quando a orla estiver totalmente reestruturada, não tem pra ninguém. A próxima temporada será ainda melhor se todos trabalharem em conjunto." (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)