A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará oficialmente as atividades Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos nesta segunda-feira, 5, no Bairro da Maranduba. As castrações serão realizadas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Em média, serão feitas três cirurgias por dia e a Unidade ficará no Camping São Francisco, situado no centro comercial do bairro, durante três semanas. O próximo bairro a ser visitado pela Unidade será o Sertão da Quina.
As famílias a serem beneficiadas já estão sendo cadastradas em suas próprias casas, pelos agentes de saúde da família, de acordo com a situação sócio-econômica e a necessidade desse serviço. A idéia é dar prioridade para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgias de forma particular.
Questão de saúde coletiva
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."
Posse responsável
Outra função importante da Unidade será o trabalho de orientação relativa à posse responsável dos animais de estimação. A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz explica que, apesar da castração ser um bom método de controle da população animal, a educação dos donos é fundamental. “As pessoas precisam ter consciência da posse responsável, de não deixar os animais sozinhos nas ruas e não jogar fora os filhotes. Por essas razões, é preciso pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animal de estimação. Um bichinho abandonado, além de sofrer, pode causar grandes transtornos à população. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)