A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), realizou, no último dia 27, um curso de "Agregação de Valor ao Pescado", gratuitamente. O evento faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e foi ministrado pelas pesquisadoras científicas do Instituto de Pesca de Santos, Cristiane Neiva e Erica Furlan. Participaram da capacitação, 30 pessoas, entre pescadores e manipuladores do camarão.
O principal objetivo da capacitação foi oferecer aos profissionais da pesca subsídios que permitam a venda de um produto com a máxima qualidade, eliminando assim os riscos à saúde. Ao todo, foram oito horas de curso, entre aulas práticas e teóricas, realizadas no auditório da Fundart e na Barra dos Pescadores.
Durante o curso, foram abordadas questões fundamentais de conservação do pescado, desde a captura, até a comercialização. Pescadores e manipuladores puderam perceber que o principal elemento que agrega valor ao pescado é o seu frescor. Além das normas de higiene, manipulação e conservação por meio do gelo, foram ensinadas técnicas de salga e mistura da polpa da carne do peixe (mixed). Os próximos cursos oferecidos pela prefeitura serão mais específicos e trarão novas técnicas.
Economia dos recursos naturais
A secretária da Smapa, Valéria Gelli, afirma que a Prefeitura de Ubatuba tem uma grande preocupação, tanto com a qualidade do pescado, quanto com a capacitação dos profissionais. "O nosso Programa de Manejo Sustentável abrange todas as etapas da pesca, desde o momento em que o pescador está na água, as questões ambientais, até o desembarque e a comercialização. Nossa principal preocupação é saber que os estoques pesqueiros estão se exaurindo no mundo inteiro e, por essa razão, há necessidade de racionalizar a utilização desse recurso. Se esse pescado for mais bem conservado e aproveitado por meio da agregação de valores, o pescador não precisará recorrer ao mar com tanta freqüência”, explica Valéria.
Dicas para identificar o frescor do pescado
Para os apreciadores da culinária à base de frutos do mar, diversos fatores devem ser observados na hora da compra. O principal deles é o aroma. Segundo Valéria, o pescado fresco possui um odor semelhante ao de algas, ou de maresia. Visualmente, no caso dos peixes, é preciso que estejam com a guelra vermelha, os olhos brilhantes, as escamas fixas e a carne firme. O camarão fresco, geralmente, tem uma coloração transparente e carne firme, além do cheiro suave de maresia. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)